Militares brasileiros do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN, ou CBRN em inglês) participaram da 16ª Conferência Anual Internacional sobre Comandos e Comandantes de DQBRN (International CBRN Commands and Commandants Conference – I3C) da CBRN Defense/US Army/NATO, na cidade de Sidney – Austrália, entre 26 e 30 de setembro.
É a primeira vez que o Brasil é convidado a participar da Conferência. O Chefe da Seção DQBRN da Chefia do Emprego, do Comando de Operações Terrestres e o Comandante do 1º Batalhão DQBRN, especialistas na área, representaram o país no intercâmbio com integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e dos Estados Unidos da América.
O intercâmbio foi importante para o Brasil fortalecer os laços internacionais e obter conhecimento valioso por meio do compartilhamento cruzado de experiências operacionais e táticas, técnicas e procedimentos na mitigação das ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares em evolução. As nações participantes também compartilharam sua estrutura de resposta a incidentes e coordenação de várias agências durante um ataque ou incidente com esses tipos de agentes.
Alemanha
Quatro oficiais intermediários do Exército Brasileiro concluíram o Curso de Comandante de Subunidade Internacional (Internationalen Einheitsführerlehgang) na Escola de Oficiais do Exército Alemão (Offizierschule des Heeres). O curso, com duração de três semanas, foi oferecido aos oficias das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Engenharia, como um módulo adicional ao programa que estes oficiais atualmente já realizam no país. O principal objetivo do curso foi apresentar o Processo de Condução de Operações Terrestres (Militärischer Führungsprozess) e, também, conhecer as estruturas militar e política da Alemanha, assim como as peculiaridades culturais de sua sociedade. Participaram deste curso, 15 oficiais de 9 países.
As principais disciplinas ministradas na escola são liderança operacional e tática; direito militar; educação política; história militar; gestão de pessoal e habilidades sociais. Os militares brasileiros também tiveram a oportunidade de participar das provas de seleção para as Medalhas de Proficiência no Serviço de Tropa (Leistung im Truppendienst) e Desportiva Alemã (Deutsches Sportabzeichen), fazendo jus às condecorações após atingirem todos os índices exigidos pela Bundeswehr.
A Escola de Oficiais do Exército Alemão está sediada em Dresden e é o principal centro de treinamento para oficiais e candidatos a oficiais da Força. Os cursos de aplicação e treinamento avançado podem durar de alguns dias até quatro meses, de acordo com o programa. Por meio de programas de intercâmbio e cooperação bilateral, a escola recebe, anualmente, cerca de 60 alunos de diferentes países que completam seus cursos e treinamentos.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança