Para estreitar as relações entre os dois países na área da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), os Ministérios da Defesa do Brasil e da Itália participaram, no último dia 20 de setembro, de uma reunião na sede da Pasta brasileira, em Brasília.
Na oportunidade, o Secretário da Defesa italiano participou de reunião com o Ministro da Defesa brasileiro, além do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) e o Diretor do Departamento de Promoção Comercial (DEPFIN), todos da Pasta. Durante o encontro, o Chefe do Escritório de Projetos do Exército e o Chefe da 7º Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica apresentaram os projetos estratégicos das respectivas Forças à delegação.
Já no dia 21 de setembro, no Rio de Janeiro, a delegação italiana reuniu-se com o Diretor-Geral do Material da Marinha, o Diretor Industrial da Marinha, o Diretor de Gestão de Programas da Marinha e o Diretor de Engenharia Naval. Durante o encontro, foram expostos os programas estratégicos da Força Naval, bem como discutidas as possibilidades de cooperação em produtos de defesa.
No mesmo dia, a delegação seguiu para a empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), na qual o Diretor-Presidente da companhia apresentou a missão estratégica institucional da empresa, notadamente no âmbito do gerenciamento de projetos de interesse da Marinha do Brasil. Ainda no Rio de Janeiro, a delegação teve oportunidade de conhecer as instalações e os produtos da empresa Condor Tecnologias Não-Letais.
No dia 22 de setembro, encerrando a visita ao Brasil, a comitiva foi recebida pelo Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção de Submarinos, no Complexo Naval de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na ocasião, os italianos tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e de visitar o Estaleiro de Construção e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas do Complexo Naval.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança