Você já imaginou se quando o celular começasse a tocar, o airbag do carro disparasse? Ou até mesmo interferisse no funcionamento do bisturi elétrico durante uma cirurgia? Os equipamentos eletroeletrônicos estão conosco o tempo todo, em todo lugar. Para evitar que um prejudique o funcionamento do outro, passam por uma série de testes antes de irem para o mercado. Esse tipo de trabalho é feito em um Laboratório de Interferência e Compatibilidade Eletromagnética (EMI/EMC). Em reconhecimento à importância do trabalho e legado na área Eletromagnetismo, o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) realiza no dia 04 de outubro, às 9h, um evento em homenagem ao Prof. Dr. José Antônio Justino Ribeiro, nomeando o atual Laboratório de Interferência e Compatibilidade Eletromagnética com o nome do Professor, que é referência no assunto e tem mais de 50 anos de experiência na área.
Ao todo ele já formou mais de 20 mil alunos e possui diversas publicações de caráter técnico e científico, artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais, e é autor de 4 livros sobre o tema. Clique aqui e reserve o seu lugar.
A coordenadora do Laboratório de Interferência e Compatibilidade Eletromagnética (EMI/EMC) do PqTec, Rubiane Oliveira, é doutora em Engenharia Elétrica e foi aluna do Professor Justino. “Falar em eletromagnetismo e antenas no Brasil e não vir à mente o nome Justino, é como se falar em mineiro e não vir na mente o queijo, ou seja, são coisas indissociáveis. Para o PQTEC ter o nome do seu laboratório de EMI/EMC como o nome do professor Justino é uma grande honra, pois ele é um dos maiores nomes tanto em eletromagnetismo quanto em antenas. Justino sempre foi além de grande profissional um professor sem antecedentes, pois ensinava com amor e entusiasmo e o fez e faz até hoje se necessário. Ser um grande professor e ser reconhecido por seus alunos por isso, é maior do qualquer título que uma pessoa pode conseguir na carreira”, comenta Rubiane.
Sobre o homenageado
Prof. Dr. José Antônio Justino Ribeiro nasceu no Espírito Santo e, aos 16 anos, foi para Santa Rita do Sapucaí para estudar na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa. Mais tarde, iniciou seus estudos no Inatel, no curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações.
Formou-se engenheiro e seguiu a carreira docente de forma exemplar, atuando tanto no Instituto, como na Escola Técnica de Eletrônica e na Universidade Federal de Itajubá. Justino é mestre e doutor em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e por mais de 50 anos tem se dedicado a área de Eletromagnetismo, ministrando disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação e orientando estudantes a desenvolverem pesquisas na área.
Sobre o Laboratório de Interferência e Compatibilidade Eletromagnética
O Laboratório foi criado para que as empresas das mais diversas áreas, como defesa, aeronáutica, automotiva, industrial, médica e de tecnologia da informação e comunicação, possam testar seus projetos e/ou produtos na fase de desenvolvimento.
A estrutura conta com uma câmara semianecoica blindada de até 40 GHz, sala de amplificadores, sala de controle e equipamentos para ensaios de emissão eletromagnética radiada e conduzida. Os equipamentos do laboratório são calibrados e possuem rastreabilidade aos laboratórios acreditados e apresentam resultados totalmente confiáveis, de acordo com as normas aplicáveis. O ambiente do laboratório é operado pela Ocellott, empresa de engenharia especializada em soluções de compatibilidade eletromagnética, que tem uma equipe técnica altamente capacitada para acompanhar todo o processo de desenvolvimento e de testes, além de dar apoio para ajustes necessários durante o processo. Com equipamentos de última geração e equipe de apoio para os testes, o cliente economizará tempo e custos com os ensaios, que reflete de igual modo no desenvolvimento do produto. O Laboratório de EMI/EMC foi equipado por meio de um convênio com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e com contrapartida da Associação Parque Tecnológico São José dos Campos, entidade privada sem fins lucrativos que gere o Parque Tecnológico.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança