Fortalecer a capacidade de resposta a ameaças de natureza biológica também é papel das Forças Armadas. Nesse sentido, o Ministro da Defesa participou do Simpósio sobre Infecções Bacterianas Multirresistentes e outras Ameaças Biológicas Emergentes, no SENAI CIMATEC, em Salvador (BA). O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (12).
O encontro foi realizado com o intuito de fomentar alternativas para o crescimento da ciência e da inovação nacional. Para a Defesa, uma oportunidade para debater acerca da resistência bacteriana, tema ligado à defesa biológica e à capacitação das Forças Armadas em eventos dessa natureza, para autodefesa ou em apoio aos órgãos de Proteção e Defesa Civil.
O SENAI CIMATEC desenvolve estudos de interesse dos sistemas de saúde da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Dessa forma, especialistas das diretorias de saúde das Forças Armadas compareceram à conferência para observar as melhores práticas e propor parcerias. Na oportunidade, uma comitiva da Defesa conheceu os laboratórios da instituição, como o Centro de Competência em Sistemas Autônomos e Robótica, a área de testes de motores veiculares e o Escritório Regional de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil.
Participaram, ainda, o Secretário-Geral da Pasta; o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD/MD); e o Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa.
Inovação e tecnologia
O SENAI CIMATEC é um centro de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias. Abrange 44 áreas de competência, entre elas robótica autônoma, sistemas avançados de saúde, supercomputação, computação quântica e inteligência artificial.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança