A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou, no dia 11 de setembro, a Cerimônia de Abertura da XXV MAREXAER, competição realizada entre as Escolas de Formação de Sargentos da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB). Alunos das delegações da Marinha, Exército e Aeronáutica conduziram a tocha e acenderam a Pira Olímpica que permanecerá acesa até o encerramento das competições.
A abertura da atividade contou com a presença de autoridades das três Forças, presidida pelo General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Participaram da cerimônia, o Contra-Almirante Ricardo Fernandes Gomes, Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA); o General de Brigada Flavio Alvarenga Filho, Diretor de Educação Técnica Militar (DETMil); o General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, Comandante da Escola de Sargentos das Armas; o General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior, Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e Presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE); e o Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Menconça, Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr). A atividade foi prestigiada pelo Secretário de Esportes da Prefeitura Municipal de Três Corações e representantes de entidades civis.
Em suas palavras de abertura, o General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, anfitrião da XXV MAREXAER, destacou a importância do evento, retomado após dois anos de pandemia. Participante da I MAREXAER, em 1996, como instrutor, o Comandante da ESA falou sobre a importância da prática do esporte, do espírito de companheirismo e de camaradagem entre as Escolas; do culto aos nossos valores e tradições; e, principalmente, da integração das três Escolas de Formação de Sargentos para Forças Armadas cada vez mais coesas.
Ato contínuo, o Chefe do DECEx falou sobre a importância do evento, que congrega as três Forças e simula o combate por meio da sã competição, destacando, em suas palavras, o privilégio de nossas Forças Armadas poderem preparar os seus jovens em competições esportivas. Desejando uma semana de proveitosas competições, de integração com a sociedade e incitando os atletas à quebra dos recordes das últimas edições da competição, o General de Exército Lancia declarou aberta a XXV MAREXAER.
A Equipe de Salto Livre da Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt), chamada de “Os Cometas”, realizou uma apresentação encantando a todos os presentes e simbolizando, com a chegada da Bandeira do Brasil e da insígnia da CDE, a abertura oficial da XXV MAREXAER. Igualmente, a Escola de Equitação do Exército (EsEqEx) fez uma demonstração de saltos e ares altos. Os Saltadores surgiram durante o Renascimento Italiano, com a finalidade de incrementar as apresentações equestres e melhor desenvolver a posição do cavaleiro para a guerra. O Primeiro-Sargento Ironir Alberto Ev, Atleta Orientista, formado na ESA em 2022, foi homenageado pelo Chefe do DECEx como referência de dedicação ao esporte, há 15 anos fazendo parte da equipe de Orientação da CDE e da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança