No período de 30 de agosto a 3 de setembro, o Curso de Precursor Paraquedista do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), com o apoio do Centro de Instrução de Aviação do Exército e do 2º Batalhão de Aviação do Exército, realizou o Estágio de Operações Aeromóveis e o Exercício Escolar: Operação Mantiqueira, em Taubaté (SP).
O Curso de Precursor, por meio de uma navegação aérea, infiltrou em território sob controle do inimigo, empregando a técnica de desembarque fast rope e rappel, para operar uma zona de pouso de helicópteros, em prol de uma força-tarefa aeromóvel. Após a operação, os alunos do 22/1 Curso de Precursor Paraquedista realizaram uma exfiltração aérea do território hostil.
A atividade treina capacidades do precursor paraquedista, que é apto a operar uma zona de pouso de helicópteros diurna e noturna, planejando diferentes tipos de balizamentos, para o desembarque de uma força de superfície.
Bateria antiaérea
A 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) atuou na Operação Fronteira Sul no período de 22 a 26 de agosto. A operação teve por finalidade fortalecer o preparo e o emprego do Pelotão da Força Sul (FORSUL) da subunidade em missões na faixa de fronteira do Brasil com o Uruguai.
Coordenada pela 6ª Divisão de Exército (6ª DE) e pela 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), juntamente com órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais, a atividade contribuiu para o adestramento dos militares que compõem a FORSUL, como também para o aumento da percepção de segurança nas cidades localizadas na área do Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
O pelotão da bateria foi empregado no posto da Receita Federal e no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) por meio de postos de bloqueio e controle de estradas, além de ter atuado em estradas vicinais da cidade.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança