Em comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, ocorreu, nestaa semana, no Clube Militar, Sede Centro do Rio de Janeiro, o Seminário Internacional Comemorativo dos 200 anos da Independência (1822-2022). As comemorações fazem parte de uma programação do Ministério da Defesa. O Seminário foi realizado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), entre 29 de agosto e 1º de setembro. A atividade contou com palestrantes militares e civis, brasileiros e estrangeiros, incluindo generais, policiais, professores, mestres e um cineasta.
Todas as palestras foram transmitidas ao vivo com link que se encontra nos destaques da página @DPHCEx. Foram ministradas palestras e feitas reflexões sobre a independência do Brasil e os desafios; a esquadra brasileira; a formação do Exército imperial no contexto da Guerra da Independência; os marcos temporais da Independência – cinquentenário (1872), centenário (1922) e sesquicentenário (1972); o processo da Independência; a consolidação da Independência; Minas Gerais na Independência; a fé, a religiosidade e a identidade nacional; visões externas ao Brasil, inclusive de Portugal, do Uruguai e de outros vizinhos; entre outros assuntos relacionados ao tema do bicentenário.
Após, os debates e perguntas dos participantes presentes e on-line, o General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro e o General de Brigada Luciano Antonio Sibinel realizaram a entrega de certificados e moedas simbólicas aos palestrantes. Ainda como parte da programação da comemoração, teve início, no dia 2 de setembro, um percorrido histórico-cultural “Caminhos da Independência”, que levará os participantes a conhecerem o percurso de D. Pedro I, do Rio de Janeiro até o Grito da Independência, e suas peculiaridades. Esse evento vai até o dia 6 e encerra um ciclo de atividades que vem sendo realizadas desde o inicio do ano pelo Exército Brasileiro, para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, resgatando valores e tradições morais, cívicos e éticos.
Presenças
Estiveram presentes na abertura do seminário o Comandante Militar do Leste (CML), General de Exército André Luis Novaes Miranda, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), Vice-Almirante José Carlos Mathias, o Vice-Presidente da Fundação Cultural do Exército Brasileiro (FUNCEB), General de Divisão Expedito Alves de Lima, e demais oficiais-generais, inclusive da Comissão Portuguesa de História Militar.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança