Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, a Revista Navigator recebe, até 30 de setembro, artigos para a redação do dossiê intitulado: “A criação da Esquadra e as lutas pela consolidação da Independência do Brasil”. Podem participar da seleção, os universitários e demais acadêmicos, brasileiros e estrangeiros, interessados em contribuir com a temática.
O dossiê busca contribuições que abordem o processo de organização e formação da primeira Esquadra brasileira, da consolidação da Independência do País, e dos conflitos ocorridos no mar e em terra com essa finalidade, entre os anos de 1822 e 1825. Ele será organizado pelo Prof. Dr. Sergio Willian de Castro Oliveira Filho e pelo doutorando Robert Wagner Porto da Silva Castro. Produzida pela Marinha do Brasil, a revista está disponível no Portal de Periódicos da Força.
O artigo deve analisar questões relacionadas aos aspectos logísticos, operacionais e humanos atinentes à constituição da primeira Esquadra; ações navais e militares na Guerra de Independência; elites locais e a Esquadra da Independência; perspectivas internacionais acerca da Independência do Brasil; construção e consolidação da memória sobre o processo de Independência do Brasil; e a cultura marítima nos tempos da Independência.
Histórico
De grande influência no contexto do processo de consolidação da Independência do Brasil, especialmente para a manutenção da integridade territorial do País, o Poder Naval figurou como elemento de significativa importância na crise entre o então Reino do Brasil e Portugal. Devido a sua rápida organização, a atuação da Esquadra Imperial mostrou-se fundamental para impedir a chegada de reforços portugueses ao Brasil, combatendo-os no litoral e apoiando ainda as lutas pela Independência em terra.
Serviço:
Os artigos podem ser enviados até 30 de setembro de 2022, pelo Portal de Periódicos.
Para outras informações, entre em contato por meio do endereço navigator@marinha.mil.br.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança