Após dois anos sem atuação em campo, devido à pandemia, o Projeto Rondon encerrou atividades em dois estados, no mês de julho. As Operações Rondon em Minas Gerais e no Amapá contaram com 474 novos rondonistas de diversas Instituições de Ensino Superior de todo o País. A ação coloca o estudante universitário em contato com problemas brasileiros e fomenta o desenvolvimento e a aplicação de soluções sustentáveis para inclusão social e redução das desigualdades regionais.
Ao todo, 23 municípios de Minas Gerais e do Amapá receberam o projeto num período de 15 dias. Na ocasião, 96% das comunidades atendidas concluíram com aproveitamento as oficinas oferecidas e estão em condições de serem multiplicadores dos conhecimentos transmitidos pelas equipes de universitários e professores.
Mais de 1.500 oficinas foram preparadas pelas Instituições de Ensino Superior e, de acordo com a realidade de cada município, selecionadas e aplicadas. Entre as temáticas abordadas estavam: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho.
Oficinas como Saúde exemplificam o trabalho dos rondonistas da área na instrução de primeiros socorros. A finalidade foi capacitar professores, agentes de saúde e população local a se tornarem aptos e seguros para agir em casos de acidentes.
Outra atividade foi a preparação de agentes comunitários sobre uso e consumo sustentável da água, por meio de “carneiro hidráulico”, ferramenta de simples confecção e sem necessidade de fonte externa de energia, com ênfase para irrigação na agricultura.
Também foram ministradas atividades lúdico-pedagógicas sobre distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva, além de capacitação em ferramentas digitais na educação, o que viabilizou a instrução de professores na utilização de ferramentas digitais pedagógicas, a fim de dinamizar o processo ensino-aprendizagem nas escolas.
O Projeto Rondon completou 55 anos no dia 11 de julho (Dia do Rondonista). Ao longo desses anos, tem contribuído para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário e para o seu conhecimento dos problemas brasileiros, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais, cooperando, portanto, com o desenvolvimento nacional.
Foto: Antônio Oliveira
Hamilton Garcia
Fonte: Ministério da Defesa
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