M
Logo Portal da BIDS

© 2022 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

IME celebra 230 anos de história

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 10 de agosto, o Instituto Militar de Engenharia (IME) realizou a solenidade alusiva aos seus 230 anos. O Primeiro-Tenente aluno Vinícius Ribeiro Cavaleiro de Macedo, do curso de Engenharia Mecânica e de Automóvel, realizou a leitura do...

General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves assume CMN

Belém (PA) – O Comando Militar do Norte (CMN) realizou nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, no Pátio do aquartelamento do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém, a solenidade de Passagem de Comando. O General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa...

Economia do mar: concurso aproxima Marinha do meio acadêmico

Dos mares extraímos cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzidos no País. Pelas rotas marítimas escoamos mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Diante desse cenário, ter uma mentalidade marítima, ou seja, entender a influência do mar...

Ministro da Defesa vai ao Censipam para conhecer trabalho desenvolvido

Brasília (DF), 12/08/2022 – O Ministro da Defesa visitou, nesta quinta-feira (11), o Centro Regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) em Belém (PA). O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido pelo órgão nas áreas de...

ABIMDE é parceira oficial da ISC Brasil

Como importante entidade do setor, A ABIMDE (Associação Brasileira de Materiais de Defesa e Segurança) está entre os parceiros oficiais da ISC Brasil, principal feira de soluções integradas de segurança do país, que será realizada entre 21 e 23 de setembro, no Expo...

Simtech é destaque na Navalshore 2022

Entre 16 e 18 de agosto, a Simtech, empresa especializada na prestação de serviços de representação comercial, marketing e consultoria a companhias nacionais e estrangeiras interessadas em desenvolver oportunidades de negócios no mercado brasileiro, marcará presença...

Batalhão de Infantaria utiliza Blindado VBTP M113-BR em transposição de curso d’água

Curitiba (PR) – O 20º Batalhão de Infantaria Blindado, “Batalhão Sargento Max Wolf Filho”, realizou uma instrução de transposição de curso d’água com a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M113-BR. A atividade ocorreu no dia 11 de agosto de 2022, no Campo...

Brigada de infantaria motorizada simula combate

Garanhuns (PE) – A Força-Tarefa do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou o exercício de Simulação Virtual para o processo de Certificação da sua Força de Prontidão. O exercício aconteceu entre os dias 7 e 10 de agosto, no 72º Batalhão de Infantaria...

Taurus se destaca no 50º Prêmio Exportação RS

A Taurus, líder mundial na fabricação de revólveres e maior vendedora de armas leves no mundo, conquistou o Prêmio Exportação RS na categoria Destaque Setorial Metalúrgico, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). Este é o...

SCUFN: Brasil assume cadeira em subcomitê de mapeamento do fundo do mar 

Um esforço internacional tem sido feito para adoção de uma política de padronização de nomes geográficos de relevos submarinos, para que sejam utilizados em mapas, cartas náuticas, trabalhos científicos,  a fim de que todos, em qualquer lugar do mundo, falem a mesma...

Nesse segundo trimestre de 2022, as pequenas indústrias apresentaram um bom desempenho e melhora da situação financeira. A informação está no Panorama da Pequena Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A instituição mostra que o Índice de Desempenho registrou o melhor desempenho médio para o segundo trimestre em 11 anos.

O desempenho médio do trimestre em 2022 foi de 47,4 pontos, resultado que também se encontra acima do primeiro trimestre de 2022 (45,5 pontos) e acima da média do segundo trimestre de 2021 (46,5 pontos).

“A preocupação com a falta ou o alto custo das matérias-primas continua em alta para a pequena indústria. No segundo trimestre de 2022, foi o principal problema apontado pelas MPEs dos setores extrativo, de transformação e de construção. No entanto, o desempenho médio e a situação financeira das pequenas indústrias estão melhores”, explica a analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro.

Confira a entrevista na íntegra: 

O levantamento também mostra que os empresários seguem otimistas e as perspectivas para a pequena indústria seguem em patamar positivo.

Falta e alto custo de matéria-prima é desafio para MPEs

Apesar disso, a falta ou o alto custo de matéria-prima ainda é um desafio para as micros e pequenas indústrias brasileiras. Segundo o levantamento, no segundo trimestre deste ano, o problema foi mais assinalado pelos empresários da indústria da construção (+5,4 pontos) e menos assinalado pelas empresas da indústria de transformação (-6,9) e da indústria extrativa (-6,8). O problema segue em primeiro lugar no ranking para todos os segmentos industriais, sendo um obstáculo para as pequenas indústrias há mais de um ano e meio.

O Panorama da Pequena Indústria é um levantamento trimestral que elenca quatro indicadores: desempenho, situação financeira, perspectivas e índice de confiança. Todos os índices variam de 0 a 100 pontos. Quanto maior for, melhor é a performance do setor. Veja, a seguir, a análise sobre cada um deles:

Desempenho e situação financeira das pequenas indústrias apresenta melhora no trimestre

O Índice de Desempenho para as indústrias de pequeno porte foi de 47,5 pontos em junho, uma alta de 4,8 pontos na comparação com a média dos meses de junho para anos anteriores.

O Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias apresentou ligeira melhora, alcançando 41,2 pontos no segundo trimestre de 2022. Na comparação com o primeiro trimestre, o índice mostra aumento de 0,2 ponto, ou seja, uma situação financeira muito semelhante, mas considerada uma melhora na comparação com o segundo trimestre de anos anteriores.

Falta ou alto custo de matéria-prima apresenta queda para indústrias extrativa e de transformação

A falta ou alto custo de matéria-prima permaneceu no primeiro lugar do ranking de principais problemas enfrentados pelas pequenas empresas dos setores extrativo, de transformação e de construção.

A questão da demanda interna insuficiente também segue no rol dos principais problemas para todos os setores: ficou em segundo lugar para a indústria extrativa (25,5%), em terceiro para a transformação (22,6%) e em quinto para a construção (19,2%).

Confiança e perspectivas da pequena indústria em julho de 2022

Desde o início do ano, a confiança segue oscilando acima da média histórica de 52,8 pontos em torno dos 57,0 pontos. Assim, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para a pequena indústria segue mostrando confiança relativamente elevada e disseminada.

O Índice de Perspectivas da pequena indústria, que avalia as percepções dos empresários para os próximos meses, apontou queda de 0,9 ponto em julho de 2022, passando para 51,3 pontos.

Sobre o Panorama da Pequena Indústria

Panorama da Pequena Indústria elenca quatro indicadores: desempenho, situação financeira, perspectivas e índice de confiança. Todos os índices variam de 0 a 100 pontos. Quanto maior ele for, melhor é a performance do setor.

A composição dos índices leva em consideração itens como volume de produção, número de empregados, utilização da capacidade instalada, satisfação com o lucro operacional e situação financeira, facilidade de acesso ao crédito, expectativa de evolução da demanda e intenção de investimento e de contratações.

Além disso, a pesquisa também traz o ranking dos principais problemas enfrentados pelas MPEs em cada trimestre.

A pesquisa é divulgada trimestralmente com base na análise dos dados da pequena indústria levantados na Sondagem Industrial, na Sondagem Indústria da Construção e no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Todos os meses, as pesquisas ouvem cerca de 900 empresários de empresas de pequeno porte.

Fonte: Portal da Indústria

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

Translate»