M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

LGPD é tema do segundo workshop realizado pela ABIMDE

Evento aconteceu presencialmente na sede da Associação, em São Paulo No dia 20 de março, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou o segundo workshop do ano, programado para o primeiro semestre. Desta vez, o tema foi...

Marinha realiza exercício militar no Porto de Cotegipe, em Salvador

“DEPORTEX” treina defesa de porto estratégico para a exportação de grãos brasileiros A Marinha do Brasil iniciou ontem (25), em Salvador, o Exercício “DEPORTEX LE/2024”, que está sendo realizado nas instalações do Terminal Portuário de Cotegipe (TPC). O exercício, que...

CCOMSEx lança campanha institucional do Exército em solenidade

O Centro de Comunicação Social do Exército lançou a Campanha Anual do Exército Brasileiro durante a solenidade de comemoração dos 43 anos do CCOMSEx. O formato da campanha é inédito e substituiu as tradicionais campanhas dos dias do Exército e do Soldado. O objetivo é...

Macron no Brasil: CNI defenderá avanço no acordo Mercosul e União Europeia

Indústria se reunirá com o presidente francês nesta quarta-feira (27), na Fiesp. Para a CNI, será uma oportunidade de reforçar a urgência do acordo e os benefícios para a relação bilateral Brasil-França A visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil é...

AMAZUL apresenta tecnologias nas áreas nuclear e de submarinos na LAAD 2024

A AMAZUL, empresa de tecnologia, inovação e gestão do conhecimento que atua nas áreas nuclear e de defesa, estará presente na LAAD Security & Defence 2024, que acontece de 2 a 4 de abril, no Transamerica Expo Center em São Paulo.  Na maior feira de segurança e...

Ingresso do Brasil na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN)

O Governo brasileiro foi notificado hoje (22/3) da decisão do Conselho da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, da sigla em francês) sobre o ingresso do Brasil como Membro Associado na CERN. Com a acessão, o Brasil torna-se o terceiro país não europeu –...

Comitiva do Exército visita indústrias de defesa indianas

Entre os dias 14 e 26 de março, uma comitiva do Exército Brasileiro (EB), comandada pelo general-de-brigada Marcelo Rocha Lima, chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), e compostas por mais três militares, estará em visita à República da Índia para conhecer...

Pesquisas do ITA sobre Domínio Aéreo apresentam resultados positivos em encontro binacional

Atividades promoveram a troca de conhecimentos e avanço dos projetos em andamento O Encontro Técnico-Científico realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com representantes da parceria binacional entre Brasil e Suécia apontou resultados positivos...

BAE Systems demonstrará suas comprovadas tecnologias em defesa e parcerias regionais na FIDAE 2024

A BAE Systems apresentará sua ampla gama de soluções líderes mundiais em defesa e segurança na FIDAE 2024. Em toda a região, a BAE Systems tem uma forte história com as forças armadas de vários países, com uma ampla variedade de equipamentos em serviço na América do...

Inovação Aérea: Exército Brasileiro Testa Avançado Sistema de Drones no 1° BAvEx

Em um marco significativo para a aviação militar brasileira, o 1° Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx) deu início à Avaliação Operacional do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas NAURU 1000C. Este projeto, realizado em parceria com o Comando de Aviação do...

Nesse segundo trimestre de 2022, as pequenas indústrias apresentaram um bom desempenho e melhora da situação financeira. A informação está no Panorama da Pequena Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A instituição mostra que o Índice de Desempenho registrou o melhor desempenho médio para o segundo trimestre em 11 anos.

O desempenho médio do trimestre em 2022 foi de 47,4 pontos, resultado que também se encontra acima do primeiro trimestre de 2022 (45,5 pontos) e acima da média do segundo trimestre de 2021 (46,5 pontos).

“A preocupação com a falta ou o alto custo das matérias-primas continua em alta para a pequena indústria. No segundo trimestre de 2022, foi o principal problema apontado pelas MPEs dos setores extrativo, de transformação e de construção. No entanto, o desempenho médio e a situação financeira das pequenas indústrias estão melhores”, explica a analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro.

Confira a entrevista na íntegra: 

O levantamento também mostra que os empresários seguem otimistas e as perspectivas para a pequena indústria seguem em patamar positivo.

Falta e alto custo de matéria-prima é desafio para MPEs

Apesar disso, a falta ou o alto custo de matéria-prima ainda é um desafio para as micros e pequenas indústrias brasileiras. Segundo o levantamento, no segundo trimestre deste ano, o problema foi mais assinalado pelos empresários da indústria da construção (+5,4 pontos) e menos assinalado pelas empresas da indústria de transformação (-6,9) e da indústria extrativa (-6,8). O problema segue em primeiro lugar no ranking para todos os segmentos industriais, sendo um obstáculo para as pequenas indústrias há mais de um ano e meio.

O Panorama da Pequena Indústria é um levantamento trimestral que elenca quatro indicadores: desempenho, situação financeira, perspectivas e índice de confiança. Todos os índices variam de 0 a 100 pontos. Quanto maior for, melhor é a performance do setor. Veja, a seguir, a análise sobre cada um deles:

Desempenho e situação financeira das pequenas indústrias apresenta melhora no trimestre

O Índice de Desempenho para as indústrias de pequeno porte foi de 47,5 pontos em junho, uma alta de 4,8 pontos na comparação com a média dos meses de junho para anos anteriores.

O Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias apresentou ligeira melhora, alcançando 41,2 pontos no segundo trimestre de 2022. Na comparação com o primeiro trimestre, o índice mostra aumento de 0,2 ponto, ou seja, uma situação financeira muito semelhante, mas considerada uma melhora na comparação com o segundo trimestre de anos anteriores.

Falta ou alto custo de matéria-prima apresenta queda para indústrias extrativa e de transformação

A falta ou alto custo de matéria-prima permaneceu no primeiro lugar do ranking de principais problemas enfrentados pelas pequenas empresas dos setores extrativo, de transformação e de construção.

A questão da demanda interna insuficiente também segue no rol dos principais problemas para todos os setores: ficou em segundo lugar para a indústria extrativa (25,5%), em terceiro para a transformação (22,6%) e em quinto para a construção (19,2%).

Confiança e perspectivas da pequena indústria em julho de 2022

Desde o início do ano, a confiança segue oscilando acima da média histórica de 52,8 pontos em torno dos 57,0 pontos. Assim, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para a pequena indústria segue mostrando confiança relativamente elevada e disseminada.

O Índice de Perspectivas da pequena indústria, que avalia as percepções dos empresários para os próximos meses, apontou queda de 0,9 ponto em julho de 2022, passando para 51,3 pontos.

Sobre o Panorama da Pequena Indústria

Panorama da Pequena Indústria elenca quatro indicadores: desempenho, situação financeira, perspectivas e índice de confiança. Todos os índices variam de 0 a 100 pontos. Quanto maior ele for, melhor é a performance do setor.

A composição dos índices leva em consideração itens como volume de produção, número de empregados, utilização da capacidade instalada, satisfação com o lucro operacional e situação financeira, facilidade de acesso ao crédito, expectativa de evolução da demanda e intenção de investimento e de contratações.

Além disso, a pesquisa também traz o ranking dos principais problemas enfrentados pelas MPEs em cada trimestre.

A pesquisa é divulgada trimestralmente com base na análise dos dados da pequena indústria levantados na Sondagem Industrial, na Sondagem Indústria da Construção e no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Todos os meses, as pesquisas ouvem cerca de 900 empresários de empresas de pequeno porte.

Fonte: Portal da Indústria

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

Translate»