Para alavancar a indústria de defesa, o Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), firmou a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (Invest Minas). O acordo foi celebrado na sexta-feira (15), na sede da Pasta, em Brasília.
A parceria com a Invest Minas promove o desenvolvimento do ecossistema financeiro de apoio ao setor de defesa brasileiro, por intermédio de novas abordagens e soluções estratégicas em investimentos, financiamentos, seguros e garantias.
Os efeitos, na economia brasileira, podem ser identificados nos setores econômico, tecnológico e social. A partir disso, ocorre o aumento em investimentos, por meio do interesse de empresas em se estabelecer no Brasil e de fundos privados e soberanos a investir no País.
Em 2021, a balança comercial brasileira ampliou as exportações nacionais de defesa, atingindo 1,7 bilhão de dólares, o que representou um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. Segundo dados da Seprod, a demanda por produtos de defesa no cenário geopolítico mundial está em crescimento, e os gastos no setor movimentam, no mundo, mais de 1,7 trilhão de dólares por ano.
Dessa forma, a iniciativa amplia a disponibilidade de instrumentos customizados que atendam às demandas da Base Industrial de Defesa (BID), incrementando o potencial de alavancagem do setor.
Fonte: Ministério da Defesa
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança