O Egito volta a demonstrar interesses em produtos de defesa da Avibras, segundo o Tactical Report. De acordo com reportagem do site, o país árabe estaria interessado em adquirir o Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área (Astros 2020).
De acordo com o site, o acordo faz parte de uma série de acordos de defesa que foram assinados recentemente entre o Egito e as empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).
O Ministério da Produção Militar do Egito (MoMP) estaria considerando assinar o contrato do acordo, juntamente com a transferência de tecnologias (ToT) e acordos de coprodução.
Esta é a segunda vez este ano que são divulgadas notícias de parcerias entre o governo do Egito e a Avibras. No final de maio, o mesmo site havia publicado que as Forças Armadas do Egito se mobilizam para adquirir os mísseis brasileiros AV-TM 300. O equipamento faz parte do sistema Astros II MK6, de lançamento por plataforma.
A ABIMDE tem atuado intensamente para aproximar as indústrias brasileiras de defesa com o mercado internacional. Nas feiras internacionais do segmento, coordena o funcionamento do Pavilhão Brasil, com a participação de várias empresas.
Este ano, a ABIMDE integrou a Missão Institucional e Comercial a Países Árabes e do Leste Europeu, que visitou 11 países árabes e Leste Europeu. A atuação da Entidade é fundamental na abertura de novos negócios para o setor de defesa junto a potenciais clientes.
A Comitiva, formada por 60 integrantes, realizou encontros com representantes governamentais, confederações, empresários dos setores selecionados e autoridades das áreas de finanças e investimentos.
Do setor público, compuseram a delegação oficial representantes das seguintes instituições: SAE-PR, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Defesa, Ministério da Economia, Apex-Brasil, Câmara dos Deputados e Embratur. Da iniciativa privada, estão representantes dos setores de engenharia, indústria química, materiais de defesa, matérias-primas para fertilizantes, tecnologia, dentre outros.
Astros
O Astros II (Artillery SaTuration ROcket System, ou Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área) é um sistema de lançadores múltiplos de foguetes fabricado pela Avibras, com capacidade para lançar munições de diferentes calibres a distâncias entre 9 e 300 km.
O sistema é utilizado para abater alvos estratégicos e pode ser empregado em defesa de solo, bem como na defesa do litoral, particularmente em operações contra desembarque anfíbio. Os veículos podem ser transportados por ar (aeronaves C-130 ou KC-390), trem ou navio, segundo informações das Forças Armadas.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança