Desatracou do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) em Manaus, na última segunda-feira, o Ferry Boat Uirá e a lancha Aripuanã, especializada em realização de levantamentos hidroceanográficos, do Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9) da Marinha do Brasil (MB), para realizar o levantamento hidrográfico do trecho Manaus x Camanaus em São Gabriel da Cachoeira. A missão conjunta inédita tem por objetivo buscar rotas de navegação mais seguras para o transporte de suprimentos pelos rios da Amazônia Ocidental, reduzindo os riscos, o tempo de viagem e os custos no transporte dos materiais necessários para a manutenção das tropas da fronteira oeste do País.
A equipe formada por militares do CECMA e CHN-9 navegará por cerca de 40 dias, realizando coleta de dados em um trecho de aproximadamente 1005 quilômetros da calha do Rio Negro. Serão utilizados equipamentos modernos e, ao final da jornada, serão geradas informações atualizadas.
Na região, são realizadas viagens fluviais com transporte logístico, bem como atividades que empregam embarcações táticas em operações fluviais. Assim, a interoperabilidade entre o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, por meio do trabalho conjunto entre o CECMA e o CHN-9, diminuirão as dificuldades logísticas para manutenção das tropas de ambas. A interoperabilidade contribuirá, futuramente, para atualização cartográfica, melhorando a logística de suprimentos para os municípios da região.
Mergulho a ar e resgate
Militares do Exército concluíram o Estágio de Mergulho a Ar e Resgate no dia 8 de julho. O estágio tem o objetivo de adaptar os mergulhadores para planejar e executar buscas subaquáticas de pessoal e material, reflutuação e resgates, a uma profundidade de até quarenta metros, empregando equipamentos de mergulho autônomo de circuito aberto.
Os Estágios de Mergulho a Ar e Resgate têm duração de quatro semanas e busca atender às demandas de mergulhadores autônomos de circuito aberto da Força Terrestre. Todo o treinamento é realizado no Centro de Instrução de Operações Especiais, Escola de Mergulho do Exército Brasileiro, credenciada pela Marinha do Brasil.
Concluíram, com aproveitamento, dois militares do 1º Batalhão de Forças Especiais, um do 1º Batalhão de Ações de Comandos, dois do Batalhão de Apoio às Operações Especiais, um da 3ª Companhia de Forças Especiais, um da Companhia de Precursores Pára-quedista e um do Centro de Instrução de Guerra na Selva.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança