Militares brasileiros e dos EUA reuniram-se para o início do planejamento do exercício multinacional MECODEX 2023, que tem foco nas operações de ajuda humanitária e está previsto para ocorrer no Equador, em 2023. A atividade, denominada Conferência de Desenvolvimento do Conceito, ocorreu nas instalações da Junta Interamericana de Defesa (JID).
O evento conta com a participação de militares do Comando de Operações Terrestres (COTER) e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada; de representantes da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira; de oficiais de ligação da JID, do Brasil, Estados Unidos da América e Equador.
A atividade, marcada pela participação e compartilhamento de conhecimentos entre os envolvidos através de apresentações presenciais e por intermédio de vídeoconferência, tem por finalidade iniciar os trabalhos de planejamento para a execução da Operação MECODEX, principalmente no que diz respeito à concepção do cenário, definição dos meios e sistemas de simulação e definição da arquitetura de comando e controle do exercício.
Core 22
A equipe de coordenação e ligação do Exercício CORE 22 (Combined Operation and Rotation Exercises 22) encerrou, na semana passada, a Conferência Logística de Rotação. Na atividade, ocorreu o planejamento para o adestramento combinado entre as tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e os militares da 3a Brigada de Assalto Aéreo da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (Airborne Division), do Exército dos Estados Unidos da América (EUA), a ocorrer em agosto deste ano, no Centro Conjunto de Preparação e Treinamento do Exército dos EUA (JRTC, acrônimo em inglês), em Fort Polk.
Chefiada pelo Coronel Alessandro Paiva de Pinho, do Comando de Operações Terrestres (COTER), a equipe realiza as últimas coordenações e reconhecimentos para o exercício combinado e conta com representantes do COTER, Comando Logístico (COLOG), Departamento Geral do Pessoal (DGP), Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), Comando da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), Comando de Operações Especiais (CopEsp), da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (12ª Bda Inf L (Amv)) e do oficial de ligação brasileiro junto à 101ª Divisão de Assalto Aéreo.
Exercício CORE
O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e os EUA, que estipulou a realização de exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências de combate e trocam conhecimentos sobre doutrina, táticas, técnicas e procedimentos operativos. O exercício tem como objetivo, ainda, contribuir para o adestramento das Forças de Prontidão (FORPRON) e para o aprimoramento do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON) do Exército Brasileiro.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança