Em um possível aumento das capacidades de transporte da Força Aérea Indiana (IAF), a fabricante brasileira de aviões Embraer revelou que está “em negociações” com as autoridades indianas para fornecer o C-390 Millennium.
O jornal Financial Express revelou que a empresa brasileira está oferecendo a aeronave de transporte médio que fornecerá capacidades vitais de carga pesada. Ambas as nações mantêm relações bilaterais cordiais, e o fornecimento do C390, se confirmado, afirmará ainda mais esses laços dentro da área de defesa.
Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, disse: “No C390, temos plena certeza de que é o produto adequado para a Índia. Na Índia, para ser sincero, estamos inicialmente no caminho das autoridades indianas. E consideramos que com o cúmplice indiano adequado e o método adequado, estaremos em condições de enviar para a Índia a resposta mais eficaz, mesmo integrando dentro do avião produtos, capacidades e qualidades indianas no avião.
“Estamos absolutamente abertos para integrá-lo no avião, soluções indianas não apenas para a Índia, mas também para outros países”, acrescentou Jackson Schneider.
A Embraer colaborou com a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) para produzir três aeronaves AEW&C ‘Netra’ na plataforma Embraer ERJ145, operada pela Força Aérea Indiana (IAF). Além disso, os jatos Legacy 600 da Embraer estão sendo operados pela IAF e pela Força de Segurança de Fronteiras (BSF) para o transporte de oficiais da presidência e VIPs.
Em resposta a outra pergunta sobre a Índia corporativa, de acordo com Jackson Schneider, “a Índia é uma boa promoção, provavelmente é uma das nações que estamos fechados geopoliticamente. Eu representava o Brasil nas cúpulas do BRICS e engajei em muitas conversas com a Índia. A Índia tem na defesa um comércio realmente complementar. Estamos muito abertos a discutir e fazer questões extras coletivamente. Como fizemos até agora, estamos abertos a ver cada nação criando problemas coletivamente e criando opções coletivamente.
De acordo com Jackson Schneider, “a Força de Defesa Húngara e as Forças Armadas Portuguesas assinaram acordos para a aeronave multimissão C-390 Millennium”. As entregas estão programadas para começar em 2023.
Essas duas nações se inscreveram para um avião com configuração de reabastecimento ar-ar (AAR). Estes aviões são absolutamente adequados para a OTAN e podem ser utilizados para reabastecer o JAS39 Gripen que a Força Aérea Húngara está operando.
Portugal já posicionou uma encomenda de 5 aviões C-390 Millennium e o primeiro avião será entregue nos próximos 12 meses e servirá de apoio às operações realizadas pelas Forças Armadas daquela nação, além de aumentar a prontidão em missões de interesse nacional.
Na Índia, o C-390 tem a capacidade de realizar missões em terrenos totalmente diferentes e ambientes remotos dentro do país. Pode ser uma parte da equipe de resposta rápida e quando quiser realizar missões diferentes também.
Este avião tem potencial para ser usado como reabastecedor no ar e pode ser de grande ajuda para a IAF. Nos últimos 12 meses, as negociações estavam ocorrendo com a Airbus para o arrendamento de uma aeronave Airbus A330 MRTT para atender à necessidade premente de reabastecer aeronaves em voo.
Atualmente, existem seis aviões-tanques russos IL-78 que no momento estão passando por manutenção.
Enquanto isso, a estatal Hindustan Aeronautics Limited e a Israel Aerospace Industries assinaram um memorando de entendimento para trabalhar sob a iniciativa Make in India para converter um avião civil em um avião Multi Mission Tanker Transport (MMTT).
De acordo com a apresentação da empresa, o Embraer C-390 Millennium é um avião de transporte aéreo médio multimissão. A Força Aérea Brasileira (FAB) possui 4 C-390 em sua frota de transporte. O avião que é produzido na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo, Brasil é capaz de transportar tropas e cargas, pode ser utilizado para reabastecimento aéreo, prevenção de incêndios, evacuação médica, busca e salvamento e ampla seleção de missões.
A FAB operou esses aviões em várias missões humanitárias domésticas e mundiais – transportando suprimentos médicos e importantes durante a pandemia internacional de COVID-19; foi em missão à República do Líbano em 2020.
Fonte: Cavok