O 6º Batalhão de Infantaria Leve participou, na manhã do dia 28 de maio, de uma demonstração do poder de combate da Arma de Infantaria na área de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras.
A atividade teve como objetivo comemorar o Dia da Infantaria, ocorrido em 24 de maio. O 6º Batalhão de Infantaria Leve demonstrou o assalto aeromóvel, com a execução de tiros defensivos com os armamentos de dotação da Infantaria Leve, além da peculiar utilização do fogo e movimento dessa que é considerada a “rainha das armas”.
Entre os armamentos empregados, estavam metralhadoras Minimi, morteiros leves, médios e pesados, e fuzis IA2 5,56, armamento com tecnologia 100% nacional.
Além das aeronaves da Aviação do Exército, a demonstração contou com o apoio de viaturas blindadas de transporte de pessoal Guarani.
O Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou a capacidade expedicionária das tropas sediadas no estado de São Paulo e a oportunidade de celebrar o Dia da Arma de Infantaria ao lado dos cadetes da Academia Militar. “Ser infante é ser entusiasmado pelas coisas de soldado, pelas coisas simples”, destacou.
O Comandante do Centro de Embarcações, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, presidiu a solenidade de encerramento do curso acompanhado de seu Adjunto de Comando, Subtenente Lúcio Mauro La Roque Dias.
Lancha tática
Na manhã do dia 27 de maio, ocorreu a solenidade de encerramento do Estágio de Técnicas e Táticas e Procedimentos com a Lancha Guardian 25, realizado no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).
Concluíram o curso 14 estagiários de diversas organizações do Comando Militar da Amazônia (CMA). Durante duas semanas, esses militares receberam instruções teóricas e práticas sobre o emprego das técnicas de navegação fluvial, de equipamentos de auxílio à navegação e comunicações, navegação tática fluvial, de manutenção da embarcação Guardian 25 e executaram operações ribeirinhas.
Nesse contexto, o estágio teve por finalidade habilitar os militares a ocuparem os cargos e a desempenhar a função de piloto de lancha tática Guardian 25, meio utilizado no Comando Militar da Amazônia.
O Comandante do Centro de Embarcações, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, presidiu a solenidade de encerramento do curso acompanhado de seu Adjunto de Comando, Subtenente Lúcio Mauro La Roque Dias.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança