O 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) apoiou, no período de 16 a 23 de maio, a Operação Aratu VII, parte da preparação de uma subunidade da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) que participará da Combined Operations and Rotation Exercises (CORE 22) em agosto do corrente ano. O CORE é um exercício combinado entre Brasil e os Estados Unidos da América, previsto para ocorrer no Fort Polk, em Louisiana, EUA.
A tropa adestrada utilizou máscaras contra gases e roupas protetoras permeáveis de combate, como equipamentos de proteção individual, sob orientação de um oficial de ligação de DQBRN. Foram realizadas, ainda, instruções de nivelamento sobre os procedimentos em caso de emergência química, biológica, radiológica e nuclear, e o emprego adequado de medidas operacionais de proteção preventiva de acordo com o fator de degradação da performance da tropa.
Durante a operação, foram programados problemas militares simulados, com a tropa recebendo os equipamentos de proteção por meio de suprimento aeromóvel para a realização de um ataque noturno. Houve, ainda a reprodução das condições de um ataque diurno em ambiente contaminado, conferindo maior realismo às ações e obrigando a correta utilização dos equipamentos por parte da tropa adestrada.
Cavalaria Blindada
A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) realizou a certificação da Força de Prontidão (FORPRON) 2022 durante os dias 10 a 23 de maio. Neste ano, a fase construtiva e a viva ocorreram nas dependências do Campo de Instrução General Calasans (CIGC) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ambos situados em Ponta Grossa.
A operação teve o enfoque no adestramento de ações ofensivas de uma Força-Tarefa (FT) nível unidade, envolvendo exercícios diurnos e noturnos. Segundo o Chefe da Seção de Operações da 5ª Bda C Bld, Major Alfredo Zandonadi de Jesus, a certificação contou com o apoio da Aviação do Exército, por meio da participação de uma seção de aeronaves de reconhecimento e ataque do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), localizado em Taubaté-SP, constituída por duas aeronaves de asa rotativa AS 350 L1 Esquilo.
A certificação da FORPRON envolveu todas as 12 organizações militares diretamente subordinadas à 5ª Bda C Bld, mobilizando cerca de 250 viaturas, sendo 108 blindadas, e mais de mil e duzentos militares.
“O desempenho das tropas foi elevado, dada a complexidade da manobra realizada durante a simulação viva. Após esse período de certificação, a FORPRON da 5ª Bda C Bld está pronta para seguir para a fase de prontidão”, ressaltou o Comandante da 5ª Bda C Bld, General Marcelo Goñes Sabbá de Alencar.
As tropas que compõem a FORPRON estão aptas a cumprir qualquer missão no território nacional, bem como, mediante ordem, atuar como força expedicionária ou, ainda, força de paz.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança