A nova corrida espacial, impulsionada principalmente por startups e investimento privado, será o centro das atenções na segunda edição do SpaceBR Show 2022, de 17 a 19 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O evento, que já é o principal do setor espacial na América Latina, é organizado pela MundoGEO e chega à sua segunda edição com o apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A programação do SpaceBR Show terá um fórum híbrido — presencial e online — com tradução simultânea que reunirá em 12 painéis mais de 50 palestrantes renomados da América Latina, Estados Unidos e Europa. Veja a programação completa no site oficial do evento: www.spacebrshow.com.
O evento também contará com uma feira com maquetes em escala real de satélites brasileiros que estão em órbita, como o Amazonia 1 e o CBERS 04, em em espaço organizado pela AEB, sem contar a presença de empresas privadas, startups e instituições de ensino, que terão a oportunidade de expor os avanços recentes da indústria espacial, nos segmentos de veículos lançadores, centros de lançamento, satélites, estações de recepção no solo e prestação de serviços.
Muitas dessas novidades têm saído de equipes formadas por estudantes dos cursos de engenharia aeroespacial de universidades públicas, que desenvolvem foguetes, motores e nanossatélites em um modelo de trabalho e de negócios similar ao de startups, aproximando a academia do mercado espacial que hoje é cada vez menos dependente de recursos governamentais.
A Gama CubeDesign, nascida dentro da Universidade de Brasília (UnB), está desenvolvendo um nanossatélite destinado ao sensoriamento remoto e geoprocessamento de regiões afetadas por desastres naturais. Na mesma UnB, a Capital Rocket Team se concentra no desenvolvimento de um foguete experimental, o Boscov, com apogeu estimado de 3 quilômetros. Um foguete com características semelhantes está sendo gestado pela Kosmos Rocketry, uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Joinville.
Na DroneShow, esses grupos universitários estarão ao lado de empresas e startups que já atuam nesse mercado e que são o retrato atual da corrida espacial, com muita tecnologia e recursos privados. Um exemplo é a C6 Launch, companhia global de transporte espacial que viabiliza o lançamento de pequenos satélites, com menos de 100 kg, para a órbita baixa da Terra. A feira da indústria espacial contará com outras empresas, como SCCON Geospatial, Visiona Tecnologia Espacial, ICEYE e Telespazio.
“O setor espacial tem uma cadeia produtiva muito complexa que envolve construtores de satélites, transportadores espaciais, prestadores de serviços e fornecedores de hardware, software e integradores. Na feira teremos empresas privadas e universidades atuando junto com startups, mostrando uma nova cara do setor produtivo, cada vez menos dependente do governo e com mais atrativos para investidores”, comenta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.
Além da Agência Espacial Brasileira (AEB), o SpaceBR Show conta com os apoios institucionais da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).
A segunda edição do SpaceBR Show será realizada paralelamente à DroneShow e MundoGEO Connect, também organizadas pela MundoGEO, em São Paulo.
Serviço
O quê: SpaceBR Show – 2ª edição
Quando: 17 a 19 de maio de 2022
Formato: Híbrido (presencial e online)
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo
Investimento: R$ 900,00 (Presencial + Feira), R$ 450,00 (Online) e R$ 100,00 (Somente feira)
Mais informações sobre a SpaceBR Show: https://spacebrshow.com/
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança