No período de 25 a 29 de abril de 2022, a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (1ª Cia E Cmb Mec) realizou um exercício de longa duração denominado Operação Boina Preta, coroando a fase de instrução individual básica dos recrutas incorporados no corrente ano.
Durante cinco dias, os militares do efetivo variável de 2022 participaram de intensa atividade no terreno, onde colocaram em prática os ensinamentos obtidos nas instruções ministradas na companhia. Os recrutas ultrapassaram obstáculos e superaram o cansaço físico e mental ao realizarem oficinas como: pista de cordas, higiene e primeiros socorros, orientação, camuflagem, pista de obstáculos e montaram abrigos.
Nessas atividades, que fazem parte da formação do soldado, desenvolveram atributos como: iniciativa, flexibilidade, resistência, coragem e perseverança, sempre buscando um progressivo e constante aprimoramento técnico profissional. Ao final da operação, esses militares estão aptos a usarem a boina preta, símbolo das unidades blindadas e mecanizadas do Exército Brasileiro.
Pantanal
No período de 25 a 30 de abril, o 44º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou o Estágio Básico do Combatente do Pantanal (EBCPan) do efetivo variável e dos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva incorporados no corrente ano. O exercício teve por finalidade desenvolver os atributos da área afetiva e aplicar os conhecimentos práticos das instruções básicas.
Os militares tiveram instruções de orientação diurna e noturna, progressão diurna e noturna, transposição de curso d’água, obtenção de água e fogo, obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, entre outras, finalizando com a marcha de 12 km e a formatura de encerramento.
Brigada Aeromóvel
As organizações militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – 12ª Bda Inf L (Amv) – passaram por um apronto operacional no dia 28 de abril, por ocasião da visita do Comandante da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, e do Adjunto de Comando da 2ª DE, Subtenente Arrenildo Vane da Silva. Com o apronto, o General Basto verificou a capacidade de mobilização e aprestamento das tropas que compõem a Força-Tarefa Aeromóvel Bandeirantes.
Foi a primeira visita do atual do comandante da 2ª DE à sede da Brigada Aeromóvel, o que proporcionou ao comando uma visão detalhada da capacidade logística e de emprego operacional imediato, assim como do aparato bélico e dos recursos humanos das tropas da brigada. Foram verificados todos os meios orgânicos operacionais e logísticos que tornam a Brigada Aeromóvel uma Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, apta a ser empregada rapidamente em qualquer ponto do território nacional.
Estiveram presentes o Comandante da 12ª Bda Inf L (Amv), General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, seu adjunto de comando, o estado-maior e todos os comandantes das organizações militares da 12ª Bda Inf L (Amv).
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança