M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Ministro da Defesa confere local da nova Escola de Sargentos do Exército, que vai gerar quase 30 mil empregos em Pernambuco

Nesta segunda-feira (15), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhado de uma comitiva de autoridades federais e estaduais, visitou a área onde será construída a nova Escola de Sargentos do Exército (ESE), em Recife (PE). O projeto, que deve gerar 28 mil...

FIDAE: Ocellott se destaca com as suas inovações tecnológicas

A Ocellott marcou presença na FIDAE 2024, a renomada feira internacional dos setores Aeroespacial e Defesa, realizada no Chile entre 09 e 14 de abril. Em sua segunda participação no evento, a empresa destaca-se mais uma vez por suas inovações tecnológicas. A Ocellott...

Na FIDAE, agências reguladoras das aviações do Chile e da União Europeia assinaram acordo para ampliar cooperação

A Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) informa que assinou, na última sexta-feira, dia 12 de abril de 2024, no contexto da feira FIDAE 2024, em Santiago, Chile, um Acordo de Trabalho com a Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC). O...

AEB fortalece presença internacional com participação na FIDAE 2024

Participação brasileira na principal feira aeroespacial da América Latina reforça compromisso com o desenvolvimento e promoção das atividades espaciais A Agência Espacial Brasileira (AEB) marcou presença na 23ª edição da Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE),...

ABIMDE marca presença no 1º Seminário Nacional Economia de Defesa

O projeto de economia de defesa tem o objetivo de analisar a economia de defesa a partir da realidade brasileira Na última quarta-feira, foi realizado o 1º Seminário Nacional Economia de Defesa (SENED), no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas...

Operação “Jeanne D’arc 2024”: Marinha do Brasil realiza exercício com as Forças Armadas da França

Exercícios ocorrem na área marítima entre as cidades do Rio de Janeiro e Mangaratiba (RJ) Começa, hoje (14), a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB) juntamente com as Forças Armadas da França, que inclui a Marinha Nacional da...

Governo corta R$ 419 milhões de Defesa, Polícia Federal e Abin e gera insatisfação

O órgão perdeu R$ 280 milhões durante o ano e afirma que ficou com o menor volume de recursos em uma década O Ministério da Defesa está entre as pastas mais atingidas por cortes feitos em 2024 pelo governo Lula (PT) para ajustar o Orçamento às regras do novo arcabouço...

Exército Brasileiro comemora 79 anos da Conquista de Montese

O Exército Brasileiro celebra hoje o 79º aniversário da histórica conquista de Montese pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha, ocorrida em 14 de abril de 1945, marcou um ponto de virada crucial na guerra e demonstrou a...

Múcio irá à Câmara para apresentar prioridades do ministério da defesa

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, vai apresentar prioridades da pasta para 2024 à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara na próxima quarta-feira, 17. Aos deputados, meses após assumir o cargo no ano passado, o chefe da pasta afirmou...

FIDAE 2024 – Baykar exibe soluções em não tripulados

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário de combate. Os tipos não tripulados com capacidade de ataque de precisão são divisores de águas no campo de batalha, e os modelos da empresa turca Baykar...

O Comando de Artilharia recebeu a reunião plenária do ciclo XXXV da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), na última quarta-feira, no Forte Santa Bárbara. Diversos comandantes apresentaram os assuntos e os desafios de seus países e de seus Exércitos.  Depois, acompanharam uma demonstração de Tiro do ASTROS 2020, um dos programas estratégicos do Exército Brasileiro. Foram lançados mísseis de três caminhões, conhecidos como Lançadores de Foguetes.

O Secretário-Geral da CEA, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Júnior, apresentou o tema do presente ciclo (2022-2023), que está relacionado com o processo de transformação dos exércitos participantes da CEA.

“Ao final desse ciclo de dois anos, a contribuição que a CEA pode dar a todos os Exércitos de nosso continente no processo de transformação é a preparação do Exército do Futuro, para que nós possamos ampliar a nossa cooperação e a nossa integração naqueles desafios e naquelas ameaças que nos afetam na segurança e na estabilidade do nosso continente. Precisamos nos preparar, precisamos desenhar o Exército do Futuro e para isso a contribuição da conferência é fundamental”, declarou o General Alcides.

Os países estrangeiros foram convidados pelo Comando de Operações Terrestres (COTER) para participar da Operação PARANÁ III, em Foz do Iguaçu, no Paraná (PR). Um exercício no terreno cuja finalidade será treinar pequenas frações. É uma oportunidade de superação dos desafios dos “idiomas”, sejam os tradicionais, sejam os da cultura interna de cada de cada exército. As diferentes doutrinas serão testadas e ajustados à realidade do Teatro de Operações.

Além da abertura oficial dos trabalhos, o presidente da CEA, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, apresentou os desafios dos Exércitos na atualidade. Reforçou o convite para a Operação PARANÁ III, atividade que já conta o aceite de diversos integrantes da conferência. Ele destacou a necessidade de modernização constante dos Exércitos face a uma tríade na qual as Forças Militares estão inseridas:  Defesa da Sociedade; Dimensão Humana e Geração de Força, que são conceitos que englobam diversos sistemas e programas que estão em andamento no Brasil.

Apresentação

No dia 17 de março, no Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), o Comandante de Artilharia do Exército, General de Brigada Marcelo Gurgel do Amaral Silva, apresentou o Programa ASTROS e as características da artilharia de mísseis e foguetes a uma comitiva de autoridades civis e militares.

Integraram a comitiva o Secretário de Economia e Finanças do Exército, General de Exército Sérgio da Costa Negraes, o Procurador-Geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano de Alencar e integrantes do Ministério da Defesa, do Ministério da Economia, da Casa Civil e da Vice-Presidência.

A comitiva visitou o pavilhão de simulação do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, onde foram demonstrados os meios mais modernos utilizados na capacitação de militares que operam o Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes.

Os visitantes acompanharam o tiro real do Sistema ASTROS, fabricado pela Avibras, e a exposição de viaturas dos Grupos de Mísseis e Foguetes sediados no Forte Santa Bárbara. As informações são do Exército Brasileiro.

Certificação

A Avibras recebeu em fevereiro a certificação “Uma Empresa Ética”, uma iniciativa da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), que tem a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) como entidade parceira.

A companhia atende os pilares do Programa Uma Empresa Ética, que é direcionado às empresas associadas das entidades participantes e tem por objetivo ajudar na construção de um ambiente de negócios no Brasil propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente.

A certificação reforça uma das premissas da Avibras que é atuar em conformidade com as normas e de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, razão pela qual constantemente investe e aperfeiçoa suas ações voltadas à ética e compliance, disseminando os princípios e valores da companhia aos seus públicos de relacionamento.

Como parte do Programa de Compliance Anticorrupção, a Avibras possui um Código de Ética que reforça os padrões éticos e de comportamento desejados de todos os profissionais, independentemente de nível hierárquico, nas relações de trabalho e externas.

Também possui um Canal de Ética, meio pelo qual os públi­cos interno e externo podem relatar supostos desvios de conduta e irre­gularidades à empresa. Trata-se de um canal independente para comunicação segura e, se desejada, anônima, como forma de alertar a em­presa sobre possíveis desvios que vio­lem o Código de Ética ou a legislação vigente.

A Avibras incentiva ainda a integridade na prática através de treinamentos periódicos de compliance aplicados aos colaboradores, além da constante divulgação em seus canais de comunicação. São abordados conceitos de ética, conduta, moral e conformidade, além de exemplos do dia a dia e do ambiente profissional.

O objetivo é fazer com que cada colaborador seja membro integrante na manutenção de um ambiente de trabalho saudável, garantindo que o respeito, a harmonia e a ética estejam presentes no cotidiano da empresa e dos colaboradores.

Covid-19

Como reconhecimento pelo apoio no combate à pandemia da COVID-19, a Avibras foi homenageada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pelo Hospital das Clínicas da FMUSP em cerimônia promovida em São Paulo. A empresa, representada por Eduardo Leonetti (na foto – terceiro da direita para esquerda), relações institucionais, recebeu um troféu em agradecimento à doação de kits de videolaringoscópio realizada no primeiro semestre de 2021. Além da Avibras, outros 300 parceiros contribuíram com o Hospital das Clínicas.

A homenagem contou com a participação do secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn; do secretário executivo da secretaria da Saúde do estado de São Paulo, Eduardo Ribeiro Adriano; do diretor da FMUSP e presidente do conselho deliberativo do HCFMUSP, Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho; da diretora clínica do HCFMUSP, Eloisa Bonfá; e do superintendente do HCFMUSP, Antonio José Rodrigues Pereira.

Mísseis

A Avibras e a empresa espanhola SMS (EM&E, GMV, NAVANTIA Sistemas e SENER Aeroespacial) assinaram  um Acordo de Colaboração (MoU, em inglês) nesta quarta-feira, dia 03/11, no qual unem forças e  estabelecem um quadro de colaboração estável entre as duas empresas com o objetivo de trabalhar no  desenvolvimento e promoção de soluções conjuntas na área de foguetes guiados e sistemas de mísseis. A  assinatura ocorreu durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança (FEINDEF), em Madri, e contou com  a presença de autoridades brasileiras e espanholas. 

O acordo reforça o posicionamento das duas empresas em um segmento de alta complexidade e  especialização tecnológica como é o do armamento guiado de precisão, e busca unir as capacidades e  experiências acumuladas neste campo pela Avibras e SMS. 

A Avibras possui em seu portfólio de produtos o  Sistema ASTROS, o mais flexível no mercado por sua modularidade e por ser o único no mundo que lança  foguetes balísticos, foguetes guiados e o MTC (Míssil Tático de Cruzeiro) a partir do mesmo lançador. A  SMS, por sua vez, consolida as principais capacidades da Indústria espanhola de sistemas de mísseis,  incluindo áreas tecnológicas como são as de equipamentos e sistemas de orientação, navegação e controle  (GNC) para foguetes e mísseis, sistemas de atuação, sistemas de comando, controle e comunicações e  capacidade de integração em sistemas. 

O acordo firmado entre Avibras e SMS incentiva a colaboração tecnológica internacional em áreas como  propulsão e GNC ou comunicações, para estar em condições de apresentar propostas de alto valor agregado  que atendam aos requisitos de diferentes projetos atualmente em definição, incluindo o projeto SILAM do  Exército Espanhol ou as evoluções do MTC para as Forças Armadas do Brasil. O acordo também prevê a  exportação das soluções conjuntas para países aliados. 

Segundo Fernando Mato, CEO da SMS, “Para a SMS é uma honra e um orgulho poder colaborar com uma  referência mundial em sistemas de foguetes e mísseis como a Avibras. Com este acordo, ratificamos nosso  compromisso de promover a cooperação internacional em sistemas de alto valor estratégico. Temos a  certeza de que este acordo será benéfico para ambas as empresas, que contribuirão com as suas  capacidades tecnológicas e industriais complementares, mas sobretudo para as nossas Forças Armadas, que  terão soluções totalmente adaptadas às suas necessidades e com soberania nacional ao longo do ciclo de  vida”. 

Para João Brasil Carvalho Leite, Diretor-Presidente da Avibras, este acordo é de extrema importância para  a Avibras, que encontrou na SMS uma parceira estratégica na Espanha por dois motivos. “Em primeiro lugar,  pelo valor que nos traz como referência industrial espanhola em sistemas de mísseis e foguetes guiados. Em segundo lugar porque suas capacidades tecnológicas e industriais são complementares às da Avibras e,  desta forma, não limitamos a colaboração a um país. Trabalharemos juntos para oferecer as melhores  soluções aos nossos respectivos países e outras Forças Armadas aliadas. Estamos confiantes de que esta  cooperação de longo prazo resultará em grande sucesso com produtos de alto valor agregado para atender  às necessidades dos clientes “. 

As informações são do Exército Brasileiro.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

Translate»