A Thales anunciou uma aliança com a EVE, empresa de inovação do Grupo Embraer, para apoiar no desenvolvimento de seu veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). As informações são do jornal Valor.
Segundo a publicação, as duas empresas conduzirão estudos econômicos e técnicos, por 12 meses contados a partir de janeiro, com foco nos sistemas da aeronave. Mas a parceria pode ser estendida para os demais componentes do ecossistema da mobilidade aérea urbana.
“Esse é um mercado muito promissor, mas também muito novo. Vamos atuar na cocriação”, disse ao Valor o diretor-geral da Thales no Brasil, Luciano Macaferri. A companhia, que é um gigante nas áreas de defesa e segurança digital, já conduzia pesquisas em eVTOLs, mas ainda não havia se associado a um projeto específico.
A parceria também tem viés financeiro. O “carro voador” ou “táxi aéreo elétrico”, como os eVTOLs têm sido chamados, da Eve deve entrar em serviço em 2026 e já assegurou recursos da ordem de US$ 549 milhões, o suficiente para avançar até a etapa de certificação. A Thales está entre os investidores que aportaram capital no projeto, mas o valor exato é protegido por acordo de confidencialidade.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança