O Diretor Clezio Marcos De Nardin, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), assinou Protocolo de Intenções com o Escritório de Política, Planejamento e Análise (OPPA) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos da América, para discutir a viabilidade técnica e econômica da participação do INPE no Programa Space Weather Follow-On (SWFO).
O Programa SWFO visa coletar dados do plasma térmico do vento solar e do campo magnético, por meio do satélite SWFO-L1 que está planejado para ser lançado em 2024. Além disso, o SWFO observará a coroa do Sol para detectar expulsões de plasma e campo magnético.
Os dados produzidos pelo SWFO ajudarão no fornecimento de alertas de eventos climáticos espaciais que podem interromper a rede elétrica e os sistemas de comunicação, bem como sistemas de navegação, como o Sistema de Posicionamento Global (GPS).
UFOPA
O Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Clezio De Nardin, esteve, no dia 31 de março e 1º de abril, em Santarém para atividades na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Ele proferiu palestra a acadêmicos da área de Geociências e reuniu-se com a gestão da Universidade, visando a estreitar relações e ampliar parcerias entre as duas instituições.
A ida do Diretor do INPE teve como objetivo principal discutir uma parceria na área de clima espacial para a instalação de equipamentos magnéticos, que são importantes para o país. Nardin enfatizou que com a inserção nessa parceria, a UFOPA estabelece relação com uma rede internacional ligada ao tema. “Nesse contexto, a UFOPA se insere não só numa previsão do tempo nacional pelo Inpe, e colocando um dos pontos de medição absolutamente importante, mas também num contexto internacional, porque o INPE faz parte de uma rede internacional de centros de previsão do tempo no espaço”, disse o Diretor.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança