Uma das aeronaves KC-390 Millennium, fabricada pela Embraer e hoje sob cuidados do 1º Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus – fez parte da exposição estática da Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço (FIDAE). O evento se encerrou no último domingo em Santiago, capital chilena.
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) esteve aberto à visitação do público e recebeu centenas de pessoas diariamente. “Fiquei surpreso que muitos visitantes conhecem nossas missões, principalmente as humanitárias, e perguntam bastante sobre elas, além de querer saber sobre as capacidades operacionais do avião”, conta um dos load masters (mestre de cargas) da aeronave, Sargento Renan Luiz da Silva.
Para o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Zeus, Major Aviador Daniel Elias Souza, a FIDAE é uma oportunidade de representar a FAB no exterior. “Representar não apenas a FAB, mas o Brasil e os brasileiros em uma feira internacional é uma grande responsabilidade e também motivo de muito orgulho”, destaca.
Polícia Federal
A Polícia Federal recebeu, no último dia 24, o segundo jato 175, da Embraer, que começará a operar em breve no país. A entrega foi realizada no hangar do Comando de Aviação (CAV) da Polícia Federal em Brasília/DF.
“Hoje, não é apenas a Polícia Federal que recebe esta importante unidade de combate à criminalidade. Sem sombra de dúvidas, quem ganha com a chegada do segundo Embraer-175 é o Brasil, a sociedade, o cidadão de bem. Digo isso porque um jato como este irá contribuir com a principal da missão da Polícia Federal: a de enfrentar a criminalidade. E, para isso, uma PF mais bem equipada reflete em uma atuação mais eficiente e com melhores resultados”, ressaltou o diretor-geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira, durante a cerimônia.
Além do diretor-geral também participaram do evento o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Antônio Ramirez Lorenzo; o secretário especial adjunto de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, João Luís Rossi; o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques; o secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, Brigadeiro do Ar Cláudio Wilson Saturnino Alves; e o chefe do Comando de Aviação da Polícia Federal, Wellington Clay Porcino Silva.
Este modelo, recém-chegado ao Brasil, vem para somar a uma outra aeronave – entregue no começo de dezembro de 2021. As duas aeronaves irão aumentar a eficiência no atendimento das demandas da aviação de segurança pública federal, com menores restrições operacionais, maior capacidade de transporte e alcance para deslocamentos diretos a qualquer extremo do Brasil.
O Embraer 175 permitirá ainda a retomada de voos internacionais e transcontinentais, em missões de extradição, deportação e transporte de presos e autoridades, incluindo Europa, África e Américas.
Sistemas autônomos
Em um intenso processo de aceleração do futuro da aviação autônoma, a Embraer anunciou novas parcerias tecnológicas com empresas líderes globais especializadas em inovações na área de sistemas autônomos.
Os acordos são parte do Projeto EASy (Embraer Autonomous System), iniciativa da companhia em sistemas autônomos que utiliza processos experimentais ágeis para o desenvolvimento de soluções que viabilizarão a aviação autônoma do futuro.
As empresas americanas Near Earth Autonomy, Iris Automation e Ansys, a suíça Daedalean e a brasileira Motora.ai estão trabalhando com a Embraer para acelerar a criação de tecnologias que transformam a mobilidade aérea futura, em linha com a estratégia da Embraer de estabelecer sólidas parcerias no ecossistema global de inovação. As companhias atuarão juntas em inovação aberta para desenvolver e avaliar diversas novas tecnologias de voo autônomo em ambiente de simulação e em condição reais de voo.
“Temos trabalhado intensamente para co-criar o futuro da aviação em ampla colaboração com importantes parceiros tecnológicos. É uma satisfação ter a Near Earth Autonomy, Iris Automation e Daedalean contribuindo com seus conhecimentos e experiência, a Ansys com suas tecnologias de simulação, e a Motora que traz agilidade e flexibilidade em integração de software para somar ao nosso projeto de pesquisa,” disse Maurilio Albanese Novaes Junior, Head de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.
O trabalho conjunto permite a Embraer avançar em produtos inovadores, conforme sua busca continua por eficiência e sustentabilidade, como já ocorre no desenvolvimento do eVTOL, o veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical, desenvolvido pela Eve, a empresa de Mobilidade Aérea Urbana, da Embraer.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança