M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Defesa fala de segurança na fronteira e promove BID nacional em encontro bilateral com a Colômbia

O estabelecimento de parcerias estratégicas e transferência de tecnologia foram temas discutidos em encontro realizado nesta quarta-feira (17), durante reunião bilateral entre o presidente Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro, em Bogotá, capital da Colômbia....

Caça F-39 Gripen da Força Aérea está exposto no Aeroporto de Brasília

A réplica em tamanho real do caça multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB) ficará aberta à visitação de 18 de abril a 02 de maio, no Aeroporto Internacional Já imaginou vivenciar a experiência de entrar no cockpit (cabine de pilotagem) do F-39 Gripen, aeronave...

CMA fortalece parceria entre Forças Armadas e PIM para impulsionar negócios no segmento de defesa

O Núcleo de Estudos Estratégicos do CMA (Comando Militar da Amazônia) realiza nesta quarta-feira, (17), um Seminário com enfoque nas possibilidades para as empresas localizadas no PIM (Polo Industrial de Manaus) no âmbito da BID (Base Industrial de Defesa). O evento...

COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas

Evento destaca cooperação estratégica e perspectivas de aquisições para a Força Aérea Brasileira A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança participou, no dia 17 de abril, de um evento promovido pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), em...

ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária

Debate liderado por renomados advogados irá esclarecer questões sobre o cenário tributário brasileiro. No dia 24 de abril, quarta-feira, às 10h, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) promoverá o terceiro encontro do Ciclo...

Investimentos em defesa irão gerar 130 mil empregos até 2030, diz ministro em audiência pública na Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (17), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a convite da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn). A participação atendeu a pedido dos Deputados...

Ministério da Defesa e Forças Armadas defendem previsibilidade orçamentária na Câmara dos Deputados

Comandante da Marinha alerta para a desativação de 40% dos meios navais até 2028 Convidados pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), o Ministro da Defesa e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica...

Comandante do Exército na França e Polônia

Na última semana, o Comandante do Exército esteve em visita à Europa, onde se reuniu com autoridades do ao Exército Francês e do Exército da Polônia, em uma série de atividades para aumentar a cooperação e interoperabilidade entre as forças armadas das nações amigas....

Comandante apresenta desafios e realizações do Exército em Comissão de Defesa Nacional da Câmara

O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, apresentou os desafios e realizações do Exército em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A reunião também contou com a participação...

Ministro da Defesa pede ajuda e propõe novas relações com a CREDN

Em reunião que durou mais de cinco horas, José Mucio Monteiro pediu ajuda aos membros da CREDN para que as Forças Armadas não paralisem seus projetos estratégicos. Ele também cobrou previsibilidade orçamentária. O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, pediu ajuda...

Indústria desenvolve novos produtos através da transformação de tecnologias e com a constante busca por inovação

Os anos de 2020 e 2021 foram um desafio para todos. A Akaer, com tomadas de decisões rápidas e precisas, conseguiu superar as dificuldades impostas pela crise econômica e a pandemia da Covid-19 em todos os aspectos – social, econômico e pessoal.

Enquanto algumas indústrias se viram sem perspectivas, a Akaer se uniu para preservar seus funcionários e empresas. Além disso, aumentou seu quadro de colaboradores e faturamento.

Novos mercados, novas competências e entregas importantes

Mesmo com um cenário adverso, a companhia conseguiu conquistar novos negócios e realizar entregas importantes que fizeram com o que o faturamento, em 2021, seja o maior de sua história.

O resultado só foi possível com uma estratégia ousada de diversificação e internacionalização e a empresa viu o fortalecimento do nome Akaer no exterior em mercados como o Oriente Médio e Ásia. Como consequência, hoje, aproximadamente três quartos de sua receita e carteira de vendas vêm de exportações. E para atender a demanda externa por serviços de engenharia, a Akaer iniciou em 2021 as operações em uma subsidiária na Turquia e, em 2022 planeja a abertura de uma subsidiaria nos Emirados Árabes Unidos, para atender todo Oriente Médio e Norte da África.

A excelente reputação da empresa no mercado – conquistada com participações relevantes em diversos programas da aviação comercial e programas estratégicos como o do caça Gripen e do cargueiro KC-390 – foi decisiva não só para o ótimo desempenho financeiro, mas também para manter, nos próximos anos, um crescimento sustentado por uma carteira sólida.

Além da capacidade no desenvolvimento de produtos, a sua posição consolidada como provedor de ferramental e de soluções de industrialização trouxe também um importante contrato para a manutenção industrial e de ferramental das plantas de um dos principais fabricantes de aeronaves do mundo.

Ao longo do ano foram celebradas entregas importantes nos programas já contratados. A Akaer cumpriu os estudos e entregas de pacotes de trabalho em projetos não só de novas aeronaves, mas também em programas de grandes modificações em plataformas existentes. Nos últimos dias de 2021, foi entregue à Força Aérea Brasileira o segundo conjunto da asa revitalizada do avião de patrulha marítima P-3AM Orion, o que garantirá a extensão de sua vida operacional.

A Akaer continua sua trajetória de fortalecimento nos mercados de defesa e espaço através de duas empresas , a OPTO Space & Defense e a Equatorial Sistemas. O monóculo termal OLHAR, desenvolvido para atender os requisitos do projeto Combatente Brasileiro (COBRA), entrou em uma nova fase do desenvolvimento com a aquisição de 21 unidades para avaliação em campo pelo Exército Brasileiro. Além disso, em breve será entregue a primeira unidade da câmera de alta resolução E3UCAM, que irá equipar o cubesat nacional VCUB. A evolução contínua dos produtos é a meta da Akaer e terá início a construção do primeiro protótipo da próxima geração de câmeras mais precisas.

A diversificação foi fundamental para os bons resultados. Além de entregas concluídas em 2021 para o projeto DUNE (Deep Underground Neutrino Experiment), a Akaer empregou o seu conhecimento adquirido na aviação em desenvolvimentos para outros setores como a mineração. Atualmente, está em teste em campo uma báscula para caminhões de mineração desenvolvida pela indústria. Graças à sua expertise no projeto aeronáutico e no uso de ferramentas de simulação, a Akaer entregou uma báscula que é 30% mais leve que suas concorrentes, além de levar uma carga de minério maior e possuir vida operacional mais longa. A expansão da Akaer no setor de mineração continuou em 2021 e estão previstos novos projetos em 2022.

Todo esse crescimento e novos negócios só foram possíveis com a capacitação constante da empresa em novas tecnologias através da formação continuada das equipes e com a contratação de profissionais qualificados. Apenas em 2021, enquanto o país viu o desemprego subir, a Akaer aumentou seu quadro de colaboradores em 28%. Se contarmos desde o começo da pandemia em 2020, o crescimento foi de 33%.

“É importante destacar que a Akaer manteve sua eficiência operacional, mesmo com a expansão no quadro de pessoal, pois o incremento no faturamento e lucro da empresa superou o aumento na folha salarial. Esse crescimento nos mostra que estamos no caminho certo conquistando mercados com seriedade e qualidade”, destacou o CEO Cesar Augusto Andrade Silva.

Além disso, foram agregadas novas competências à área de Engenharia da empresa para aumentar o leque de serviços oferecidos. Foi estruturada uma equipe com engenheiros especializados em disciplinas críticas como aerodinâmica, aeroelasticidade, qualidade de voo, peso e balanceamento, performance e cargas. A área de Sistemas Aeronáuticos também foi ampliada para atender às demandas relacionadas à sistemas hidromecânicos, propulsão e aviônicos.

Finalmente, para se manter a par de novas tecnologias e se manter competitiva, a Akaer segue engajada em projetos de desenvolvimento tecnológico de larga escala e mantém mais de 10% de sua força de trabalho dedicada a este tipo de atividade. Como inovação é um dos pilares da empresa, o bom relacionamento com órgãos de fomento à pesquisa como a FINEP e FAPESP é essencial para a ampliação de novas competências em áreas como indústria avançada, manufatura aditiva, novas tecnologias de propulsão baseadas em sistemas elétricos e híbridos e sistemas multiespectrais.

O enfrentamento da Covid-19

O ambiente favorável e seguro para os trabalhadores permaneceu na empresa. Logo após o decreto de pandemia no país, a Akaer adotou todas as recomendações dos órgãos de saúde como distanciamento social, disponibilização de máscaras e álcool em gel e proteção de pessoas com comorbidades. Em apenas uma semana, a Akaer transferiu todas as atividades possíveis de serem executadas de forma remota, assegurando o bom andamento dos seus projetos.

Durante toda a pandemia houve, e continua havendo até o momento, ampla divulgação das recomendações através de canais como intranet, WhatsApp, e-mail, impressos e até jogos interativos e tirinhas educativas.

A Akaer também colaborou no esforço geral de combate à pandemia ao usar sua expertise para desenvolver tecnologias de proteção para profissionais da saúde.

A OPTO S&D desenvolveu o ThermoScan, um sensor termal usado para identificar pessoas em estado febril para controle de acesso à áreas públicas. O equipamento foi utilizado, na 6ª Mostra BID Brasil, realizada em dezembro de 2021 em Brasília. Ficou disponível para medir a temperatura dos expositores, visitantes e dos trabalhadores da feira e identificar pessoas com possíveis sintomas da Covid-19. Além disso, seis unidades do equipamento foram adquiridas pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), e estão sendo utilizadas para acompanhamento dos alunos e funcionários.

As equipes de engenharia da Akaer também foram responsáveis por desenvolver um equipamento de proteção para equipes médicas. A Hygiea Shield é uma campânula de proteção, para intubação e extubação em pacientes – momentos de maior risco de contaminação da equipe por estar muito próximo do paciente. Cinco hospitais nas cidades de São José dos Campos, Guaratinguetá e em São Paulo receberam a doação do aparelho. Outras 84 unidades foram destinadas a hospitais militares em uma parceria com a Associação Brasileiras das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

Em prol da coletividade, a Akaer disponibilizou todos os desenhos do produto para que a Hygiea Shield seja produzida livremente e possa atingir um número maior de profissionais.

“É com muito orgulho que encerramos 2021 com essas ações. Colaborar com o país no combate à pandemia assegurando um ambiente de trabalho favorável aos profissionais de saúde nos deixa felizes e com o desafio de sempre estarmos prontos para usar a tecnologia desenvolvida pela Akaer a favor de todos. A retomada dos eventos presenciais, com segurança, também nos mostra o quanto podemos auxiliar”, afirmou o CEO.

Legenda: CEO Cesar Augusto Andrade Silva

Translate»