A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM) inaugurou, no dia 29/03, as novas instalações da Unidade, localizada em Brasília (DF). Na ocasião, deu-se início, também, à segunda edição do seminário “O Brasil em Transformação”.
O evento contou com a palestra de abertura do Vice-Presidente da República, General de Exército Antonio Hamilton Martins Mourão; e com a participação do Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Ministro-Diretor da ENAJUM, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; de Ministros integrantes do STM, de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, dentre outras autoridades civis e militares.
A Escola tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados integrantes da Corte de Justiça Militar. O Ministro-Diretor da ENAJUM, Tenente-Brigadeiro Joseli, explicou que, nos cursos, são aplicados métodos de ensino que visam o entendimento da sistemática da Justiça Militar, as jurisdições militares, eventos operacionais e cursos continuados, que irão capacitar os magistrados em sua atividade-fim. “Ministramos aulas que vão desde a ética até o conhecimento geral de como está o nosso País, dando uma ideia da conjuntura internacional. A abertura do seminário faz parte dos cursos continuados, no qual os juízes vão conhecer essa conjuntura, até para terem uma visão macro e reflexo no ambiente social, juntamente com a Constituição Federal, as leis e nossa consciência”, pontuou.
Entre os palestrantes do seminário estão Ministros de Estado, autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário e o Procurador-Geral da República, que vão falar sobre diversos temas, como tecnologia 5G, retomada econômica e projetos estratégicos das Forças Armadas. O Vice-Presidente Mourão falou sobre “O mundo no século XXI”, abordando, entre outros assuntos, geopolítica, pandemia, economia e a guerra na Ucrânia. Todas as exposições serão presenciais para os magistrados de 1ª e 2ª Instância da Justiça Militar da União (JMU), mas também serão transmitidas para o público em geral pelo youtube do STM.
O evento conta com a coordenação científica do Ministro do STM, Carlos Augusto Amaral Oliveira. “Hoje, como um evento para marcar a inauguração dessa nova sede da Escola, entendemos em fazer uma reedição daquele seminário como uma visão do que evoluiu no País nesses anos e quais são as perspectivas futuras, fechar um ciclo que iniciamos alguns anos atrás”, contou.
O Ministro integrante do STM, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, falou sobre a relevância do evento, principalmente para os participantes que tomam importantes decisões dentro dos Poderes e Instituições nacionais. “Eu acho de fundamental importância manter esses seminários e espero que eles se repitam por mais vezes para que mais pessoas tenham a oportunidade de aqui comparecer, tendo o privilégio de entender um pouco melhor o nosso País que está sempre em transformação”, concluiu.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança