No dia 28 de março, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, assinou o Relatório de Gestão do Comando do Exército do Exercício 2021 (RGCE/2021). O ato autenticou o documento, que é um dos instrumentos de prestação de contas da Força e apresenta as principais atividades da Instituição para a sociedade brasileira.
A assinatura foi acompanhada pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Amaro; pelo Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Freire Gomes; pelo 7º subchefe do EME, General de Brigada Fernandes; e pelo Chefe da Assessoria de Governança e Gestão do EME, General de Brigada Orozco.
Brigada
A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) realizou, de 21 de fevereiro a 25 de março, a primeira fase da certificação de sua Força de Prontidão (FORPRON), que é a simulação virtual. No exercício, os motoristas, atiradores e demais militares das guarnições de viaturas blindadas da força-tarefa operam em um ambiente tático de imersão, proporcionado pelo software Virtual Battlespace 3. Esse software de simulação de combate é amplamente utilizado para o adestramento de exércitos de países como os Estados Unidos e a Alemanha.
O exercício de simulação virtual tem por finalidade o adestramento de frações e tem como um dos focos a correta exploração rádio. Outro foco é o emprego tático do armamento coletivo e das viaturas blindadas em operações ofensivas e defensivas. A atividade é, ainda, uma oportunidade para a prática das técnicas, táticas e procedimentos adotados em situação de combate.
A simulação virtual busca levar a tropa adestrada a situações o mais próximo possível da realidade, contribuindo significativamente para a sua preparação para os exercícios no terreno com simulação viva, que são realizados para completar a certificação das tropas das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro.
Rios + Limpos
No dia 19 de março, o 22º Batalhão de Infantaria (22° BI) – Batalhão Tocantins – participou do mutirão de limpeza do Lago de Palmas, formado pelo represamento das águas do Rio Tocantins. A concentração da ação ocorreu na Praia da Graciosa, ponto turístico de Palmas e se estendeu para outras praias e ilhas da capital.
O mutirão do Programa Rios +Limpos foi coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (SEMARH) em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março e contou com a participação de representações dos órgãos de segurança e ambientais dos três poderes públicos, das esferas federal, estadual e municipal.
O 22º BI participou ativamente da ação com o efetivo de um pelotão, comandado pelo Primeiro-Tenente Eduardo Augusto Amaral Silva, oficial subalterno da 1ª Companhia de Fuzileiros, subunidade operacional integrante da Força Planalto (FORPLAN) e da Força de Apoio à Defesa Civil.
Programa Rios +Limpos
Segundo o governo federal, o Programa Rios +Limpos, executado pelo Ministério do Meio Ambiente, tem por objetivo contribuir para a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico em todo o País. A iniciativa visa ainda fomentar ações de despoluição dos rios, incentivar a limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais, além da implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais, bem como a promoção de projetos que visem ao reuso de efluentes no País.
Operações de Fronteira
A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) conduziu o Estágio Setorial de Técnicas, Táticas e Procedimentos em Operações Terrestres e Fluviais na faixa de fronteira, no período de 7 a 11 de março. Participaram do treinamento 16 oficiais do Comando Militar do Norte, Comando Militar da Amazônia, Comando Militar do Oeste e Comando Militar do Sul.
O estágio teve início no 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BI Mec), na cidade de Foz do Iguaçu (PR), com palestras dos órgãos de segurança pública e de fiscalização. Após as palestras, os militares deslocaram-se para a Ponte Internacional da Amizade e, posteriormente, para a Usina Hidrelétrica de Itaipu, para conhecerem as infraestruturas críticas da região.
Na 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (15ª Cia Inf Mtz), em Guaíra (PR), os estagiários tiveram contato com técnicas fluviais, iniciando com instruções de flutuação e de nado militar e, em seguida, realizando a orientação fluvial e o patrulhamento diurno no rio Paraná. No período noturno, utilizaram equipamentos de visão noturna no cenário de uma demonstração da forma de atuação dos criminosos com embarcações de pequeno porte.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança