Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) localizadas no Sul do Brasil receberam nesta semana, de 14 a 18 de março, a visita do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e comitiva. Um dos objetivos foi verificar o estado de prontidão operacional dos meios de Força Aérea alocados bem como as condições da sua infraestrutura de apoio na região.
Na comitiva, estavam o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; dentre outros Oficiais-Generais.
Durante as suas passagens pelas Organizações do Sul do país, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior reforçou os seus direcionamentos acerca de várias questões e apresentou reflexões para o efetivo com o foco no cumprimento da missão da FAB. “Comandar é mandar junto. Tenho a absoluta certeza de que não sou capaz de mandar sozinho. Por isso vim aqui olhar no olho de cada um de vocês para dizer que nós vamos comandar a Força Aérea juntos. São as ações das 68 mil pessoas que compõem nosso efetivo e que cumprirão a missão da nossa Instituição. Por isso, peço a cada um de vocês que, diariamente, tragam para a FAB os seus conhecimentos e habilidades”, frisou.
Curitiba (PR)
Na segunda-feira (14), a comitiva esteve no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), localizado na capital paranaense. Durante a manhã, houve uma formatura com desfile militar, seguida de visita ao Centro Operacional Integrado (COI), onde ficam os controladores de tráfego aéreo e é realizado o controle e a vigilância do espaço aérea.
Para o Comandante Interino do CINDACTA II, Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos, foi uma honra receber o Comandante da Aeronáutica. “Com isso, reforçamos a importância do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo para o Sul do País, que é responsável por controlar 60% do tráfego aéreo do Brasil, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro; além de fazer coordenação de resgates”, explicou.
Também na segunda-feira houve uma visita à Escola Paranaense de Aviação (EPA), na capital paranaense, instituição que realiza treinamentos para pilotos de 29 países. Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior participou de uma instrução de voo em um simulador homologado por autoridades aeronáuticas que refletem 99% da realidade de uma aeronave. Esse tipo de dispositivo é utilizado para treinar situações de emergência como fogo no motor e turbulências.
Santa Maria (RS)
Na terça-feira (15), houve cerimônia militar com revista à tropa na Base Aérea de Santa Maria (BASM). Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior foi recebido pelo Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Machiorato Dobignies. No mesmo dia, o Comandante da FAB e os Oficiais-Generais visitaram o Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker; o Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV) – Esquadrão Centauro; Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus; o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera; o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho; dentre outras Organizações Militares de Santa Maria.
“A visita do Comandante da Aeronáutica e comitiva do Alto-Comando propiciou ao efetivo a oportunidade de ter contato de forma direta com as prioridades do Comandante para este ano, marcado pelo retorno às atividades normais após a pandemia. A mensagem de preocupação principalmente com o bem-estar da tropa foi bem clara, de forma que pudemos reforçar nossa motivação, com foco no cumprimento da missão, sem deixarmos de lado o apoio ao homem”, destacou o Coronel Marchiorato.
Canoas (RS)
Na quarta-feira (16), foi realizada a cerimônia militar alusiva à visita do Comandante da Aeronáutica à Base Aérea de Canoas (BACO), com todas as Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO). Além de reuniões e visitas técnicas, ocorreu também uma Demonstração Operacional da Campanha de Ensaio em Voo do Sistema Link-BR2, projeto de desenvolvimento que vai ampliar a capacidade de comunicação das aeronaves. A Demonstração foi realizada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e pela empresa AEL Sistemas.
O Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, comentou que a presença do Comandante da FAB foi muito importante não somente para mostrar a rotina, mas também para mostrar o trabalho que está sendo feito para manter e reativar algumas capacidades da Força, após o período de pandemia. “Com a visita da comitiva, tivemos maior dimensão da real preocupação do Comando da Aeronáutica neste momento de reativação das atividades normais”, ressaltou.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança