A aeronave multimissão KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus) concluiu, no dia 22/02, com sucesso, o primeiro lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração com emprego do método CDS (do inglês Container Delivery System). A tripulação foi composta por um piloto da EMBRAER e dois pilotos da Unidade Aérea.
A atividade, de cunho contratual, foi realizada em cumprimento ao treinamento tático previsto no OPFM (Operational Familiarization), que também conta com tripulações do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), que receberá, em breve, aeronaves KC-390.
Na ocasião, a aeronave decolou da Base Aérea de Anápolis (GO) às 08h30 (horário de Brasília), realizando o lançamento CDS de 245 kg de carga na Zona de Lançamento (ZL) Guapó, localizada na cidade de Goiânia (GO).
Após o voo, o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Daniel Souza, falou sobre a importância deste momento para a Força Aérea Brasileira. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa um incremento na operacionalidade do 1º GTT e da FAB, possibilitando a ampliação de nossas capacidades para que possam atuar nos mais diversos cenários”, destacou.
KC-390 Millennium
O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, no qual um único mestre de carga (loadmaster) pode executar todas as atividades, reduzindo, assim, a carga de trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional.
Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em uma melhor precisão no cumprimento da missão.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança