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NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

A preocupação sobre a possibilidade de interferência do 5G nos sistemas aeronáuticos, mais especificamente nos radares altímetros, que tomaram os portais de notícias após o cancelamento de mais de 300 voos nos Estados Unidos na última quarta-feira (19) não é novidade.

Este assunto já vem sendo discutido no setor aeronáutico desde abril de 2020 pelos membros da RTCA (Radio Technical Commission for Aeronautics), a qual publicou, em outubro de 2020, um relatório completo sobre os possíveis impactos da implementação do 5G na segurança de voo.

A preocupação levantada pela RTCA e acolhida pela FAA (Federal Aviation Administration), a ANAC americana, está no fato da faixa de frequência para uso do 5G nos EUA ser muito próximo da faixa de frequência de operação do radar altímetro. O 5G nos EUA funciona de 3,7 a 3,98 GHz enquanto os radares altímetros operam de 4,2 a 4,4 GHz.

Segundo a RTCA em seu relatório publicado em 2020, o radar altímetro é o único equipamento a bordo capaz de fornecer com precisão a altitude da aeronave do solo ou de obstáculos sob o solo. Essa informação é repassada a importantes sistemas para a segurança de voo. Dentre esses sistemas incluem os sistemas de controle de voo e de pouso automático, utilizados para pouso em condições de baixa visibilidade.

O radar altímetro funciona através da emissão e recepção de sinais de rádio na faixa de frequência de 4,2 a 4,4 GHz. Através da medição do tempo de retorno do reflexo do sinal no solo é possível determinar a altitude. Como o sinal refletido chega à aeronave com baixa potência a recepção do radar altímetro possui boa sensibilidade para permitir a medição de forma adequada.

Desta forma, outros sinais na mesma faixa de frequência oriundos de outras fontes, como o 5G, podem ser percebidos pelo radar altímetro e implicar em uma medição errada de altitude. Embora o 5G nos EUA não opere exatamente na mesma faixa de operação dos radares altímetros, a transmissão do sinal 5G pode conter espúrios, ou seja, pode conter sinais gerados não intencionalmente na faixa de operação dos radares altímetros. Além disso, os radares altímetros são projetados para captar sinais de baixa potência, de forma que sinais com potência alta em frequências adjacentes a sua operação podem ser detectados.

Dentro desse cenário, a LACE tem muito a colaborar, uma vez que está envolvida tanto no setor aeronáutico quanto em projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à tecnologia 5G. Podendo apoiar em soluções de testes dos radares altímetros, para validar que eles não sofrem interferência de sinais 5G. Assim como na implementação de uma solução efetiva, como o desenvolvimento de filtros de radio frequência, dispositivos que adicionam uma barreira extra e impedem que os radares altímetros sofram interferências dos sinais adjacentes com alta potência.

Fonte: Artigo publicado no Lnkedin pela Lace, empresa associada à ABIMDE

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