M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Novas vozes na Defesa: programação especial destaca lideranças femininas na Mostra BID Brasil 2024

ABIMDE promove debate sobre desafios e oportunidades para a Base Industrial de Defesa e Segurança A Mostra BID Brasil, maior vitrine da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) nacional, inova em sua 8ª edição com uma programação que destaca a participação...

Fundação Conselho Espanha-Brasil discute parcerias com presidente da CREDN

Lucas Redecker foi recebido na Casa de América, em Madri, por alguns dos principais executivos espanhóis com investimentos no Brasil. Na oportunidade, defendeu o fortalecimento das relações bilaterais e discorreu sobre o potencial estratégico do Brasil O patronato da...

Taurus comemora 85 anos com sólida eficiência operacional e capacidade de inovação

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e maior vendedora de armas leves do mundo, completa 85 anos de história, um marco significativo alcançado por poucas empresas no Brasil.  A fabricante, que começou em Porto Alegre, no ano de 1939, às vésperas da Segunda Guerra...

SEPROD participa de Encontro Estratégico no Leste Asiático

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2024, em Bangkok, Tailândia, e de 4 a 6 de novembro de 2024, em Tóquio, Japão, a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) marcou presença no Encontro dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs), Setores de Ciência,...

SAFRAN participa do II SITDRONE AIRE & ESPACIO 2024

O II SITDRONE AIRE & ESPACIO acontece até o próximo domingo, 24 de novembro, na Base Aérea de Las Palmas, em Santiago de Surco - Lima (Peru). É uma plataforma dinâmica que conecta líderes nos setores de tecnologia em satélite, drone e aviação, para demonstrar...

Parceria Brasil-China: visita do presidente Xi Jinping reforça cooperação em ciência, tecnologia e inovação

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação assinou cinco memorandos para fortalecer parcerias nas áreas de inteligência artificial, agricultura familiar, indústria fotovoltaica, tecnologia nuclear e Fonte de Luz Síncrotron Em uma cerimônia realizada no Palácio do...

MDIC e governo da China reforçam parceria estratégica para promoção da indústria, de pequenas empresas e do desenvolvimento sustentável

Documentos de entendimento foram assinados nesta quarta-feira (20) por autoridades dos dois países, durante visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e órgãos públicos do governo da...

20 anos da Amazônia Azul: o mar que gera emprego e crescimento econômico

Mais de 20 milhões de brasileiros estão envolvidos direta ou indiretamente com atividades ligadas ao mar No Brasil, setores econômicos tradicionais, como o agronegócio, recebem amplo reconhecimento devido à sua importância para o emprego e a balança comercial. No...

FAB ativa operação para lançamento de foguetes no Rio Grande do Norte

Dividida em duas fases, a Operação Potiguar busca a autonomia do Brasil na atividade A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, no dia 29/11, um foguete suborbital ao espaço. Durante a Operação Potiguar, ativada na segunda-feira (18/11), um veículo de sondagem será...

Airbus entrega primeiro H145M dos 82 negociados com as Forças Armadas alemãs

Menos de um ano após a assinatura do contrato, a Airbus Helicopters entregou, em suas instalações de Donauwörth, o primeiro H145M dos 82 encomendados pela Alemanha. As Forças Armadas Alemãs (chamadas Bundeswehr) nomearam os novos H145M de "Leichter Kampfhubschrauber"...

A preocupação sobre a possibilidade de interferência do 5G nos sistemas aeronáuticos, mais especificamente nos radares altímetros, que tomaram os portais de notícias após o cancelamento de mais de 300 voos nos Estados Unidos na última quarta-feira (19) não é novidade.

Este assunto já vem sendo discutido no setor aeronáutico desde abril de 2020 pelos membros da RTCA (Radio Technical Commission for Aeronautics), a qual publicou, em outubro de 2020, um relatório completo sobre os possíveis impactos da implementação do 5G na segurança de voo.

A preocupação levantada pela RTCA e acolhida pela FAA (Federal Aviation Administration), a ANAC americana, está no fato da faixa de frequência para uso do 5G nos EUA ser muito próximo da faixa de frequência de operação do radar altímetro. O 5G nos EUA funciona de 3,7 a 3,98 GHz enquanto os radares altímetros operam de 4,2 a 4,4 GHz.

Segundo a RTCA em seu relatório publicado em 2020, o radar altímetro é o único equipamento a bordo capaz de fornecer com precisão a altitude da aeronave do solo ou de obstáculos sob o solo. Essa informação é repassada a importantes sistemas para a segurança de voo. Dentre esses sistemas incluem os sistemas de controle de voo e de pouso automático, utilizados para pouso em condições de baixa visibilidade.

O radar altímetro funciona através da emissão e recepção de sinais de rádio na faixa de frequência de 4,2 a 4,4 GHz. Através da medição do tempo de retorno do reflexo do sinal no solo é possível determinar a altitude. Como o sinal refletido chega à aeronave com baixa potência a recepção do radar altímetro possui boa sensibilidade para permitir a medição de forma adequada.

Desta forma, outros sinais na mesma faixa de frequência oriundos de outras fontes, como o 5G, podem ser percebidos pelo radar altímetro e implicar em uma medição errada de altitude. Embora o 5G nos EUA não opere exatamente na mesma faixa de operação dos radares altímetros, a transmissão do sinal 5G pode conter espúrios, ou seja, pode conter sinais gerados não intencionalmente na faixa de operação dos radares altímetros. Além disso, os radares altímetros são projetados para captar sinais de baixa potência, de forma que sinais com potência alta em frequências adjacentes a sua operação podem ser detectados.

Dentro desse cenário, a LACE tem muito a colaborar, uma vez que está envolvida tanto no setor aeronáutico quanto em projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à tecnologia 5G. Podendo apoiar em soluções de testes dos radares altímetros, para validar que eles não sofrem interferência de sinais 5G. Assim como na implementação de uma solução efetiva, como o desenvolvimento de filtros de radio frequência, dispositivos que adicionam uma barreira extra e impedem que os radares altímetros sofram interferências dos sinais adjacentes com alta potência.

Fonte: Artigo publicado no Lnkedin pela Lace, empresa associada à ABIMDE

Translate»