Por Edson Mallaco*
A última edição do Fórum Atech teve como tema o mesmo deste artigo: Tecnologias Habilitadoras. Uma pauta muito atual, considerando que a cada segundo novas tecnologias surgem e nos obrigam a ter a inovação e criatividade sendo colocadas à prova diariamente.
As discussões fomentadas durante o evento, me estimularam a pensar sobre os grandes desafios que a Atech se propõe desde a sua criação, na busca incessante por antecipar os caminhos do futuro. Sendo muitas vezes protagonista, antevendo cenários, criando os caminhos e buscando permanentemente desenvolver soluções que impactem a vida em sociedade e façam a diferença aos órgãos públicos, privados, empresas, comunidades e cidadãos.
A chegada das chamadas tecnologias habilitadoras, como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, Cibersegurança e outras, abrem uma nova Era, permitindo uma revolução nunca antes vista. Estamos em um momento de disrupção, mudança de paradigma na sociedade como um todo, envolvendo questões culturais, relações de consumo e de trabalho, de modelo de negócios e a forma como idealizamos, planejamentos e executamos o desenvolvimento de produtos, serviços e a cultura da inovação.
Trata-se de tecnologias que vêm efetivamente trazendo uma grande aceleração do desenvolvimento e transformação do mundo em que vivemos, seja na indústria, no comércio, no setor de serviços e na vida do cidadão comum, em casa, no trabalho, no dia a dia. Ferramentas que abrem novas perspectivas, possibilitando ganhos extraordinários de produtividade, custos, ampliação do leque de usabilidade, qualidade e sustentabilidade. Não somos e não seremos mais os mesmos, pois esse novo cenário que vem sendo construído tem mudado conceitos, formas de produção, de negócios, de comportamento, de consumo e até mesmo o nosso olhar sobre as coisas e sobre esse mundo.
Ciente de suas capacidades de permitir, fomentar e subsidiar essas mudanças radicais e profundas na sociedade, as tecnologias habilitadoras hoje são matéria-prima para a Atech, que tem investido e estudado o seu potencial e aplicado cada uma delas, em diferentes combinações, em soluções que visam mais que atender às demandas, mas trazer o novo, fazer a diferença em diversas vertentes como em cibersegurança, integração de sistemas, cidades inteligentes, meteorologia, agronegócio, transporte, logística, e muito mais.
É a tecnologia a serviço da sociedade, moldando um futuro mais ágil, eficiente, conectado, responsivo e com qualidade de vida para os cidadãos. Com o DNA da inovação, mais que acompanhar essa revolução, a Atech se coloca à frente desse processo: atenta às transformações econômicas e sociais, buscando com seu time de profissionais altamente qualificados, soluções que impactem positivamente e desenhem um futuro cada vez mais próspero, flexível e sustentável.
*Edson Mallaco é Diretor-Presidente da Atech