M
Logo Portal da BIDS

© 2025 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

As novas matrizes tecnológicas podem ser o instrumento ideal para transformação da sociedade brasileira, conduzindo o país para um aprimoramento social, político e econômico. Essa foi uma das avaliações apontadas na abertura do 7º Fórum Atech, na manhã de terça-feira (23), com o tema “Rotas para o Futuro – Tecnologias Habilitadoras”.

O evento, realizado pela Atech, empresa do Grupo Embraer, teve início com o painel “Tecnologias Habilitadoras – Conhecimento e Inovação transformando o amanhã”.

Logo na abertura oficial do Fórum, a importância das novas tecnologias para o futuro da sociedade foi destacado pelo Diretor-Presidente da Atech, Edson Mallaco. “Elas devem servir de instrumentos transformadores e criadores de uma realidade que todos nós precisamos, com mais sustentabilidade e conectividade, além de qualidade de vida”.

Mallaco apontou ainda que essas novas matrizes como o 5G, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outras começam a se integrar à realidade não apenas de empresas e instituições, mas também ao cotidiano da população. “Elas estão mudando nossa vida, na economia e também nas nossas casas. Esse novo cenário tem mudado conceitos de forma de produção, de consumo e até nosso olhar sobre as coisas e sobre o mundo”.

Tecnologia inclusiva

O primeiro painel contou com a participação do Prof. Marcelo Zuffo, Ph.D. em Engenharia Elétrica e Doutor em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos; Marcelo Nunes, Diretor Geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP); Major Aguilar, Comandante de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e Daniel Moczydlower, CEO da Embraer X. Claudio Nascimento, Gerente de Negócios da Atech, foi o moderador.

O debate trouxe um elemento importante para os próximos painéis – e mesmo para os próximos eventos – que é a adoção das novas tecnologias atendendo e beneficiando diretamente a sociedade.

Em um país de dimensões continentais e muitos contrastes, a ação de importantes players, tanto do poder público quanto privado, é a base para transformar o Brasil. Nunes citou uma iniciativa do Parque Tecnológico que caminha nesse sentido, levando soluções tecnológicas desenvolvidas para o sistema educacional básico de São José dos Campos. “As empresas têm papel fundamental de estimular o interesse pela tecnologia. E estamos trabalhando com a ideia de levar equipamentos para essa garotada”, ressaltou.

O professor Zuffo defendeu que empresas com grande potencial tecnológico precisam “pensar grande” e cita a Embraer como exemplo. “Quando ela surgiu, já existiam gigantes do setor, mas isso não a inibiu de crescer e inovar. Nossas empresas necessitam de uma mudança de mindset, não temer os gigantes. Se fizerem isso, elas poderão ser as gigantes de seu setor num futuro próximo”.

Ele também aponta a necessidade de condução de políticas públicas por parte do Estado, incentivando o setor produtivo a buscar soluções tecnológicas para o mercado. Segundo o professor, medidas como essa resultam em melhorias para o país e também para as próprias empresas, que realizam grandes saltos de competitividade, e cita as políticas de incentivo promovidas pela China nas últimas décadas.

Daniel Moczydlower endossa a ideia e reforça que ela também é padrão nos Estados Unidos e União Europeia. “Eles usam o poder de compra do governo para resolver problemas da sociedade e impulsionar o avanço tecnológico. É uma combinação de força de todos os atores”.

O Major Aguilar defendeu a massificação tecnológica no sistema educacional e citou o tema da redação do Enem deste ano, a invisibilidade do registro civil, como exemplo.

Segurança cibernética

A busca por sistemas e procedimentos mais seguros também norteou os debates. Para Zuffo, este é um grande desafio para o país, que não se movimentou adequadamente nessa direção ao não se alinhar às normas internacionais redigidas nos últimos anos. Potencial para sair da posição incômoda, para ele não falta. “Por exemplo, o Brasil é o terceiro país em unicórnios em Tecnologia, logo depois dos EUA e China”.

Daniel cita o exemplo do sistema bancário brasileiro e pondera que a demanda é gigantesca e impacta até mesmo em questões de soberania. “Temos um campo fantástico de ação. O Brasil tem um dos sistemas tecnológicos bancários mais avançados do mundo. É uma das áreas em que o Brasil tem condições de se manter na vanguarda. Que sabe sendo até mesmo um exportador de soluções, um provedor confiável para outras nações do mundo”.

Major Aguilar cita a responsabilidade do Estado, incluindo as forças de segurança, na condução desse processo. “Nós lidamos com a contrainformação e o deep fake. Já tivemos casos de notícias falsas que provocaram a morte de pessoas. Nesse contexto, se insere a necessidade de proteger a população”.

Fórum Atech

A sétima edição do Fórum Atech aborda a grande capacidade de transformação de produtos, serviços e comportamentos por meio das tecnologias habilitadoras, como o Big Data, 5G, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Nuvem, Segurança Cibernética, entre outras.

Ainda na terça-feira, às 15 horas, aconteceu o painel “Segurança e Defesa Cibernética – Ataques cibernéticos: Como ter uma estratégia de segurança eficiente nos dias de hoje?”.

No dia 24 de novembro (quarta-feira), serão discutidas as “Novas Habilidades das Indústrias e Organizações – Traçando o caminho para um mundo mais dinâmico, conectado, responsivo e orientado a dados” e “A Digitalização do Tráfego Aéreo – Moldando os céus do amanhã com um sistema aéreo tecnológico integrado, sustentável e eficiente”.

No último dia do evento, 25 de novembro (quinta-feira), o tema central será “Céu, Terra e Mar – Um olhar para o futuro da autonomia tecnológica do país”.

Todos os painéis contarão com a participação de especialistas da Atech, autoridades e profissionais experientes e renomados em cada segmento, debatendo sobre inovação, tecnologia, aplicabilidade e visão de mercado hoje e amanhã.

A edição 2021 do evento é 100% online, gratuita , aberta ao público. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://setimoforumatech.com.br.

 

Translate»