M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Drone Policial: Atech participa com sucesso de exercício antiterrorismo

A Atech, empresa do Grupo Embraer, demonstrou com sucesso os benefícios da plataforma GDI (Gerenciamento de Incidentes) durante uma simulação de ameaça terrorista em local próximo à área turística de Foz do Iguaçu (PR).  O exercício foi realizado durante o 2º Drone Policial, evento que começou nesta terça (26)  e segue até quinta (28) com participação de policiais de todo o Brasil e do exterior.

LGPD é tema do segundo workshop realizado pela ABIMDE

Evento aconteceu presencialmente na sede da Associação, em São Paulo No dia 20 de março, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou o segundo workshop do ano, programado para o primeiro semestre. Desta vez, o tema foi...

Marinha realiza exercício militar no Porto de Cotegipe, em Salvador

“DEPORTEX” treina defesa de porto estratégico para a exportação de grãos brasileiros A Marinha do Brasil iniciou ontem (25), em Salvador, o Exercício “DEPORTEX LE/2024”, que está sendo realizado nas instalações do Terminal Portuário de Cotegipe (TPC). O exercício, que...

CCOMSEx lança campanha institucional do Exército em solenidade

O Centro de Comunicação Social do Exército lançou a Campanha Anual do Exército Brasileiro durante a solenidade de comemoração dos 43 anos do CCOMSEx. O formato da campanha é inédito e substituiu as tradicionais campanhas dos dias do Exército e do Soldado. O objetivo é...

Macron no Brasil: CNI defenderá avanço no acordo Mercosul e União Europeia

Indústria se reunirá com o presidente francês nesta quarta-feira (27), na Fiesp. Para a CNI, será uma oportunidade de reforçar a urgência do acordo e os benefícios para a relação bilateral Brasil-França A visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil é...

AMAZUL apresenta tecnologias nas áreas nuclear e de submarinos na LAAD 2024

A AMAZUL, empresa de tecnologia, inovação e gestão do conhecimento que atua nas áreas nuclear e de defesa, estará presente na LAAD Security & Defence 2024, que acontece de 2 a 4 de abril, no Transamerica Expo Center em São Paulo.  Na maior feira de segurança e...

Ingresso do Brasil na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN)

O Governo brasileiro foi notificado hoje (22/3) da decisão do Conselho da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, da sigla em francês) sobre o ingresso do Brasil como Membro Associado na CERN. Com a acessão, o Brasil torna-se o terceiro país não europeu –...

Comitiva do Exército visita indústrias de defesa indianas

Entre os dias 14 e 26 de março, uma comitiva do Exército Brasileiro (EB), comandada pelo general-de-brigada Marcelo Rocha Lima, chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), e compostas por mais três militares, estará em visita à República da Índia para conhecer...

Pesquisas do ITA sobre Domínio Aéreo apresentam resultados positivos em encontro binacional

Atividades promoveram a troca de conhecimentos e avanço dos projetos em andamento O Encontro Técnico-Científico realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com representantes da parceria binacional entre Brasil e Suécia apontou resultados positivos...

BAE Systems demonstrará suas comprovadas tecnologias em defesa e parcerias regionais na FIDAE 2024

A BAE Systems apresentará sua ampla gama de soluções líderes mundiais em defesa e segurança na FIDAE 2024. Em toda a região, a BAE Systems tem uma forte história com as forças armadas de vários países, com uma ampla variedade de equipamentos em serviço na América do...

A Atech, empresa do grupo Embraer, participará do Exercício Guardião Cibernético 3.0, um treinamento de cibersegurança que envolverá 350 pessoas de 58 organizações públicas e privadas. Coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), do Ministério da Defesa, as atividades serão realizadas entre os dias 5 e 7 de outubro.

A Atech atuará no treinamento junto com a Avibras, disponibilizando o SDA – Sistema de Defesa Aérea. O sistema, desenvolvido em conjunto pelas duas empresas, possibilitará aos participantes do exercício praticar ações cibernéticas em situações de ataques em cenários com características militares. No Guardião Cibernético, este tipo de cenário é uma novidade.

O sistema é semelhante ao disponibilizado no exercício cibernético da OTAN Locked Shields 2021 (LS21), em abril deste ano. No entanto, as empresas precisarão potencializar o emprego do sistema no ambiente de simulação do ComDCiber/CDCiber, que é diferente, em alguns aspectos, daquele utilizado no LS21.

“Outra questão importante é o tempo de execução das adaptações para o cenário Brasil. O LS21 é executado em um cenário fictício ‘Berylia’ construído para execução do exercício e no caso do Guardião Cibernético o cenário reproduz características reais do Brasil”, afirma Cláudio Nascimento, gerente de Vendas da Atech.

De acordo com Cláudio, a participação no Guardião Cibernético 3.0 com um sistema já empregado em cenário de amplitude mundial e de renomada reputação, como o LS21, agrega valor ao exercício em solo brasileiro.

“A Atech e Avibras estão possibilitando que outros representantes das Forças Armadas Brasileiras, além dos que participaram do LS21, possam exercitar ações de defesa cibernética em um ambiente militar, assim como foi realizado na OTAN.”

Destaca-se que a Tempest Security Intelligence, empresa do grupo Embraer, especializada em cibersegurança, também participará do Exercício Cibernético Guardião Cibernético 3.0, executando o papel de Observador. A Tempest Security Intelligence é considerada a maior empresa brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais.

Tecnologia empregada no Exercício
Durante o exercício cibernético, a Atech e a Avibras atuam de forma integrada, porém com responsabilidades distintas. A parte do sistema sob responsabilidade da Atech (C4i) emprega conceitos e tecnologias de integração, governança, sensores, comando & controle (C2) e consciência situacional ampla, possibilitando a tomada de decisão em situações de ameaça, inclusive de ataque cibernético.

O C4i recebe, filtra e coleta as informações do simulador de radar, classifica os dados de tracks das aeronaves, recebe dados dos lançadores de mísseis, trata todos estes dados e envia as informações dos alvos hostis para o gateway do sistema de armas. Além disso, atualiza as informações dos alvos e mísseis nos servidores de comando e controle.

Já a Avibras tem como responsabilidade as questões que garantem, a todo o sistema de armas levado virtualmente ao exercício, uma operação segura e resistente ao ataque cibernético dos times participantes do exercício. Compreende o sistema de armas: subsistema de pontaria e tiro, subsistema da viatura de lançamento de mísseis e foguetes balísticos, e subsistema de programação das munições guiadas.

“O SDA – Sistema de Defesa Aérea é complexo e demonstra capacidades diferenciadas em um cenário militar de ataque cibernético como, por exemplo, tentativa de classificar uma aeronave amiga como inimiga, levando ao seu abate de forma equivocada, dentre outras”, explica Claudio.

O sistema possibilitará aos participantes do exercício Guardião 3.0 uma experiência diferenciada, por meio do uso de um sistema com características militares.

O Treinamento
O Exercício Guardião Cibernético 3.0 simula ataques cibernéticos em estruturas críticas do país e estratégias de defesa que poderiam ser adotadas para evitar um colapso nacional. Os setores de Defesa e Segurança e as instituições civis que participam do treinamento precisam trabalhar em um ambiente colaborativo, com sinergia de esforços, para evitar a paralisação de serviços essenciais.

As infraestruturas críticas são setores estratégicos para o país, como serviços de energia, água, telecomunicações, mobilidade e tráfego aéreo, entre outros.

Esta será a 3ª edição do Exercício Guardião Cibernético, tendo ocorrido a primeira em 2018. Este ano, a novidade é que serão realizadas atividades fora de Brasília (DF), em um Quartel-General Integrado, constituído em São Paulo (SP).

Translate»