O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Certificação de Sistema de Gestão (CSG), realizou, entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021, no Auditório da Gestão do Conhecimento, o Curso Preparação de Auditores da Qualidade.
Trinta alunos de diversas organizações militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) e de instituições como a Marinha do Brasil (MB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participaram do evento, destinado a formar auditores para o setor aeroespacial e a fomentar a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas organizações do COMAER e na indústria.
“O curso mobilizou praticamente todas as Divisões do IFI, por meio da realização de atividades de auditoria nos diversos setores. Os alunos vivenciaram na prática o trabalho de auditoria. Esse é um diferencial do nosso trabalho, em relação aos demais cursos de formação de auditores disponíveis no mercado”, explicou o Tecnologista Luciano Pereira de Souza, Chefe da Seção de Certificação Espacial e da Seção de Certificação de Fornecedores da CSG.
Aniversário
No último dia 20, em São José dos Campos (SP), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) comemorou seu aniversário de 50 anos. Devido aos protocolos de combate à Covid-19, a cerimônia, iniciada às 10h30, foi restrita a um pequeno número de convidados, às autoridades militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ao efetivo do Instituto.
No evento, que durou cerca de 40 minutos, foi entregue um livro – feito especialmente em homenagem ao Jubileu de Ouro do IFI – ao Coronel Aviador Sérgio Antônio dos Reis Vale, que dirigiu o Instituto entre os anos de 1973 e 1979, e uma moeda comemorativa de 50 anos ao Segundo-Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves Bruno Ricardo Valentim Gervásio, vencedor de concurso aberto a todas as organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) para a elaboração da arte dessa mesma moeda.
Durante a formatura, também foram entregues medalhas de tempo de serviço a militares do efetivo do IFI e foram feitas homenagens a civis de instituições externas condecorados com o título de Membro Honorário da FAB. No final, a Esquadrilha da Fumaça sobrevoou os céus da cidade em homenagem ao aniversário da Organização Militar joseense.
O Diretor do IFI, Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, comemorou o evento relembrando o importante legado do Instituto para a FAB e para a indústria aeroespacial brasileira. Também destacou os trabalhos realizados no presente e teceu comentários sobre as perspectivas de futuro. “No passado, graças ao trabalho de certificação realizado pelo IFI, o Brasil ganhou projeção internacional com a aeronave Bandeirante. Atualmente, participamos de grandes projetos como o KC-390 e o caça F-X2 Gripen. Para o futuro, vislumbramos os resultados que serão colhidos com o Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial [SIFIAer], alavancando ainda mais a independência da indústria nacional, apostamos no desenvolvimento da metrologia remota via satélite, por meio do Projeto Rastreabilidade Remota via GPS [RRVG], contamos com os impactos positivos do Curso de Especialização em Certificação de Produtos Aeroespaciais para a FAB e para a indústria aeroespacial e esperamos o retorno proveniente do Grupo de Trabalho sobre a certificação de motores elétricos aeronáuticos. Por fim, acreditamos igualmente no crescimento das atividades na área espacial”.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança