Pela primeira vez, o Brasil participa do Army Games, torneio militar organizado pelo Ministério da Defesa Russo. Com o apoio da Aditância Militar de Defesa Naval, do Exército e da Aeronáutica junto à Embaixada do Brasil na Federação da Rússia, Integrantes da Brigada de Infantaria Paraquedista competem na modalidade voltada às tropas aeroterrestres, realizada na cidade de Ryazan, entre 22 de agosto e 2 de setembro.
A equipe brasileira é chefiada por um major do Comando da Brigada e possui três integrantes da Companhia de Precursores Paraquedista. Os militares brasileiros competem com militares da Argélia, Abicásia, Bielorrússia, Casaquistão, China, Quirguistão, Mali, Mianmar, Ossétia do Sul, Paquistão, Qatar, República do Congo, Rússia, Sudão, Tajiquistão, Uzbequistão e Venezuela.
A competição inclui provas de precisão no salto livre operacional, reorganização da tropa e marcha de 11 km após salto semi-automático, tiro de fuzil, orientação, além de corrida em pista de obstáculos. Os jogos foram oficialmente abertos no último fim de semana e ainda estão em andamento. A equipe brasileira venceu a prova de precisão após o salto livre operacional e está na 6ª posição na classificação geral.
Armas combinadas
A Escola de Armas Combinadas do Exército da Colômbia (ESACE) realizou, no período de 23 a 25 de agosto de 2021, o VI Seminário Internacional de Armas Combinadas, com o objetivo de intercambiar doutrina e forças militares com reconhecida implementação, experiência e aplicação em Manobra de Armas Combinadas. A atividade contou com a participação de militares da Colômbia, com especialistas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e de países amigos como Brasil, Chile e Estados Unidos da América. A participação do Exército Brasileiro incluiu a apresentação do tema “Conceito e Emprego da Manobra de Armas Combinadas no Exército Brasileiro”.
Oficial de Ligação e Assessor de Estado-Maior no Comando de Transformação do Exército do Futuro (COTEF) da Colômbia, o Coronel de Intendência Pedro Alexandre Lessa Varandas, ministrou a palestra do Exército, com o objetivo de propiciar a compreensão doutrinária de como o Exército emprega as diferentes funções de combate de modo sincronizado e coordenado.
Batalhão de Montanha
O 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth) do Exército realizou, no período de 9 a 20 de agosto, o Estágio de Auxiliar de Guia de Cordada. A capacitação foi concluída por 38 militares das organizações militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) e da Companhia de Precursores Paraquedista (Cia Prec Pqdt).
O estágio tem por objetivo capacitar o militar a operar e conduzir tropa de qualquer natureza em ambiente operacional de montanha, a guiar cordadas e a equipar vias e sistemas de resgate. A capacitação adquirida pelos militares será aplicada em suas respectivas unidades, em apoio às instruções relacionadas ao montanhismo militar.
O Soldado Emerson Magalhães dos Santos, do 11º BI Mth, foi homenageado no momento da conclusão do estágio. Ao longo das duas semanas de instrução, o militar se destacou ao evidenciar atributos do combatente de montanha, como humildade, paciência e perseverança.
Operação Amazônia 2021
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva realizou, no dia 19 de agosto, o apronto operacional da tropa que será empregada na Operação Amazônia 2021. Na atividade, que foi realizada no 6º Batalhão de Engenharia de Construção, as tropas da brigada se prepararam para seguir em marcha para o combate para o maior exercício de defesa externa já realizado pelo Comando Militar da Amazônia, em Figueiredo (AM).
O apronto operacional contou com a presença do General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante Militar da Amazônia, que realizou a inspeção da tropa comandada pelo General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa.
Para a realização das atividades, foram adotadas todas as medidas de prevenção contra a covid-19 preconizadas pelo Ministério da Saúde.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança