Foi realizado, na primeira quinzena de agosto, o I Encontro de Guerra Acústica Submarina (I EGAS). O evento, com o tema “Produções Científicas em Guerra Acústica (GA)”, buscou incrementar a mentalidade de GA das Organizações Militares (OM) pela exposição do “Projeto de Comunicações Submarinas” do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e do “Classificador Automático” do Instituto Alberto Luiz Coimbra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). A iniciativa visou fomentar a parceria entre OM de Pesquisa, Universidades e Empresas de Defesa, de forma a estimular a tríplice hélice para a realização de projetos em prol da Marinha do Brasil (MB).
O I EGAS foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, o Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva. O evento foi realizado de forma híbrida, assistido por 122 inscritos na modalidade a distância e por 43 militares nas instalações do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão.
O evento também teve o intuito de estreitar os laços entre a academia e a MB, pela divulgação de trabalhos acadêmicos voltados para a Guerra Acústica, contando com palestras da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e do Instituto de Pesquisas da Marinha.
Como membro externo, foi convidado o Professor Dr. Natanael Nunes de Moura Junior, da COPPE/UFRJ, que abordou dois temas: “Classificador Automático”, que trata das aplicações recentes de modelos de inteligência artificial e processamento para a classificação e detecção em um ambiente de sonar passivo, utilizando como base a análise Low Frequency Analysis and Recording (LOFAR) e “Simulação de Dados Baseada nas Condições do Mar”.
ABIN
A Marinha, por meio da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), apoiou atividades da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) realizando, no dia 12 de agosto, transporte do pessoal entre as orlas de Macapá (AP) e Santana (AP).
Com o apoio da Marinha, agentes da ABIN realizaram o reconhecimento da navegação no Rio Amazonas, com foco em áreas de acesso aos Furos e Igarapés que adentram as duas cidades, objetivando o fortalecimento da inteligência marítima. Além disso, a cooperação entre Marinha, Abin e outros órgãos na Foz do Rio Amazonas contribui para o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Inteligência.
Segundo o Capitão dos Portos do Amapá, o trabalho interagências federais, estaduais e municipais no Rio Amazonas potencializa os resultados das operações de combate aos ilícitos penais, ambientais e transfronteiriços da região.
Aramar
O Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, acompanhado do Cônsul Geral da Espanha no Estado de São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, visitaram, em 13 de agosto, o Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), em Iperó (SP). As autoridades foram recebidas pelo Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Vice-Almirante Paulo César Colmenero Lopes.
Na ocasião, foi realizada palestra sobre o Programa Nuclear da Marinha, seguida de visita ao Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE), protótipo, em terra, dos sistemas de propulsão que serão instalados no futuro submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro.
A visita teve como objetivo estreitar o relacionamento entre a embaixada da Espanha e a Marinha do Brasil (MB), apresentando as principais atividades desenvolvidas pela MB no âmbito nuclear e a sua importância para o desenvolvimento do País.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança