Militares do Comando de Aviação do Exército, sob coordenação do Ministério da Defesa e do Comando de Operações Terrestre, conduzem atividade conjunta entre Marinha, Exército e Aeronáutica, denominada Operação Ricardo Kirk. A atividade, que teve início na segunda-feira (26), prossegue até sexta-feira (30).
Este ano, o adestramento é efetuado em duas fases, sendo a primeira delas o nivelamento doutrinário das técnicas, táticas e procedimentos na condução de uma fração de helicópteros em voo, com emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN). A segunda fase consistirá em incursão aeromóvel noturna, no contexto de uma situação tática preestabelecida.
A Operação Ricardo Kirk propicia a interoperabilidade entre as três Forças Singulares, por meio da padronização de procedimentos na operação conjunta com helicópteros, em um ambiente simulado de conflito. Para isso, são realizadas instruções teóricas, voos em simulador e voos reais de treinamento, de forma a assegurar a correta condução dos voos em formação com OVN. Participam da atividade aeronaves EC225M do 1º Batalhão de Aviação, do Exército; do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, da Marinha; e do 3º Esquadrão do 8° Grupo de Aviação, da Aeronáutica.
Adidos
Adidos de 35 países reuniram-se, na última terça-feira (27), no 1º Encontro de Adidos de Defesa das Nações Amigas de 2021, realizado no Ministério da Defesa (MD). Além de fomentar intercâmbio na área da Defesa, o encontro é uma oportunidade para que os militares estrangeiros conheçam os resultados das principais ações das Forças Armadas no monitoramento, controle e combate aos ilícitos ambientais. Ao prestigiar o evento, o Ministro Walter Souza Braga Netto destacou o trabalho e as iniciativas da Pasta em apoio ao Estado brasileiro.
Três temas foram abordados: as principais características e resultados da Operação Verde Brasil II e os objetivos da Operação Samaúma no combate aos crimes ambientais; o papel do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) na defesa do meio ambiente; e os resultados da Operação Acolhida. Os assuntos foram apresentados pelo Subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz; pela Coordenadora-Geral de Operações do CENSIPAM, Edileuza de Melo Nogueira; e pelo Gerente da Seção de Logística e Mobilização, Coronel Aviador Márcio Pontes, respectivamente.
O Subchefe de Assuntos Internacionais, General de Brigada Himario Brandão Trinas, reiterou a relevância do encontro para fortalecer o relacionamento, no campo militar, entre os adidos. “As iniciativas mostram a capacidade do brasileiro em cooperar e promover a amizade e, acima de tudo, o respeito pelo ser humano, pelas culturas e pelos povos. Procurando sempre melhorar as condições do nosso mundo. Estamos trabalhando em prol do nosso País”, destacou.
Ao final do evento, em nome de todos os adidos de Defesa, o Adido de Defesa de Portugal no Brasil, Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Silveirinha de Canané, agradeceu pela iniciativa. “Trata-se de um encontro muito importante para todos os adidos. As apresentações possuem muita relevância, pois trazem panorama atualizado das atividades do Ministério da Defesa e das Forças Armadas sobre as operações que estão em curso”, pontuou.
Além do adido de Portugal, participaram Alemanha, Argentina, Bangladesh, Canadá, Chile, China, Coreia, Egito, El Salvador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Gana, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Dominicana, Rússia, Senegal, Suécia, Tailândia, Tanzânia, Turquia, Uruguai, Vietnã e Zâmbia.
Censipam
Órgãos de fiscalização passam a contar com mais um reforço nas ações voltadas para a proteção da Amazônia e das riquezas desse rico bioma. Isso porque, nesta quinta-feira (22), o Ministério da Defesa (MD) inaugurou, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), uma antena multissatelital. Instalada em aérea do Exército Brasileiro, em Formosa, Goiás, o equipamento vai auxiliar com a captação de imagens de focos de desmatamento e incêndio, a partir do uso de dados de satélite de observação da terra, ópticos e radares.
Durante a cerimônia de inauguração, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, acompanhado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou a atuação das Forças Armadas para assegurar a integridade do território nacional. Ao enfatizar a relevância do novo equipamento, parabenizou a iniciativa do CENSIPAM e de todas as instituições e agências envolvidas na realização dessa atividade. “Desejo que, em breve, possamos colher os frutos desse esforço conjunto na ampliação da vigilância da Amazônia, do Pantanal, do Cerrado e, também, da Amazônia Azul, contribuindo para a preservação da biodiversidade brasileira e para a defesa de nossa soberania”, destacou.
O Diretor-Geral do CENSIPAM, Rafael Pinto Costa, ressaltou que a antena vai contribuir na observação das atividades ilegais de desmatamento e garimpo, da abertura de pistas de pouso clandestinas e até de derramamento de óleo no mar. “A ideia é tornar o monitoramento mais ágil, permitindo gerar alertas de desmatamento logo que a atividade ilegal seja observada, buscando com isso identificar as áreas onde o desmatamento está ativo e fomentar os órgãos de fiscalização a atuarem nessas regiões identificadas de forma mais rápida, impedindo que uma porção maior da floresta seja derrubada”, explicou.
A solenidade, ainda, contou com a presença do Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão; do Ministro-Chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos; do Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; do Secretário-Geral do MD, Sérgio José Pereira, entre outras autoridades.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança