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Agência Espacial Brasileira recebe homenagem da Câmara dos Deputados pelos 30 anos

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MDIC reativa Conex de olho no comércio Brasil-África

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ITA abre inscrições para Mestrado na área de Propriedade Intelectual e Inovação

Processo seletivo será composto por prova e análise curricular O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulga que estarão abertas, entre os dias 24 de abril e 03 de maio, as inscrições para o Mestrado Profissional oferecido por meio do Programa de Pós-Graduação...

Marinha do Brasil: 50 anos de proteção na Amazônia

Atuação do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte contribui para a segurança das águas na região amazônica Controlar o delta do Rio Amazonas, garantir as linhas de comunicação fluviais da região e prestar apoio aos órgãos de segurança pública na repressão a...

Acordo de cooperação entre Defesa e BNDES pode gerar novas fontes de recursos

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A defesa antiaérea brasileira frente às novas ameaças representadas pelos atuais Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotados (SARP)

Por Cap Bruno Trentini Lopes Ribeiro A crescente ameaça nos conflitos atuais proporcionada pelos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotados (SARP), popularmente conhecidos como Drones, voltou os olhos do mundo para a necessidade de desenvolvimento bélico e...

Navio da Marinha parte rumo ao continente africano para contribuir com a segurança marítima na região do Golfo da Guiné

Operações na região beneficiam a estabilidade marítima na África Ocidental e reforçam a cooperação entre o Brasil e outras nações Neste sábado (20), o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” seguiu para a comissão “OBANGAME EXPRESS 2024/GUINEX IV”, que tem como objetivo...

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Militares da Ativa e da Reserva se reuniram na Base Aérea de Santa Cruz para homenagear os heróis da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial Há exatos 79 anos, no dia 22 de abril de 1945, os valentes Aviadores do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA),...

Comando de Defesa Cibernética e SENAC firmam parceria

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Os usuários do Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro (RJ), têm um motivo especial para comemorar. Isso porque foram publicados e disponibilizados, no dia 15/07, os Procedimentos de Saída por Instrumentos (SID, sigla em inglês de Standard Instrument Departure) para o aeroporto carioca. As informações são do DECEA.

Os SID foram desenvolvidos considerando o conceito de Performance de Navegação Requerida (RNP AR, do inglês Required Navigation Performance – Autorization Required), que oferecem grandes benefícios às operações aéreas nos aeroportos, especialmente em termos de maior acessibilidade e eficiência de voo.

As características principais dos novos procedimentos são: maior acessibilidade ao Aeroporto Santos Dumont, devido à significativa redução do teto (de 700 pés para zero pés) e da visibilidade (de 4 mil metros para 800 metros); redução da probabilidade de arremetidas e consequentemente necessidade de prosseguir para aeroportos de alternativa, o que favorece a segurança operacional e a redução de gastos para as empresas, e melhora a satisfação dos passageiros; maior eficiência do voo, uma vez que a aeronave decola em condições de voo por instrumentos, guiando-se pelas trajetórias providas pelo procedimento de saída RNP AR; maior utilização do aeroporto e redução de problemas associados à malha aérea, tais como atrasos e perdas de conexões, por conta da suspensão das operações devido a condições meteorológicas adversas.

O trabalho foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, envolvendo especialistas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e de empresas aéreas. Este empreendimento consta do Programa de Trabalho do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), que é um fórum permanente, criado com o objetivo de discutir oportunidades de melhorias na organização e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, por meio de estudos específicos.

O Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Clóvis Fernandes Júnior, responsável pela equipe do DECEA no projeto, comemorou os resultados alcançados. “Foram dois anos de estudos, pesquisas, simulações e análises para a conclusão do projeto SID RNP AR. Agora, as aeronaves já podem pousar e decolar, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis no Aeroporto Santos Dumont, mantendo-se os mesmos níveis de segurança operacional e aumentando, de forma significativa, a eficiência das operações aéreas naquele aeroporto”, disse.

O DECEA já estuda a possibilidade de elaborar saídas RNP AR para outros aeroportos, o que irá ampliar, ainda mais, os benefícios alcançados para o Aeroporto Santos Dumont. Importante ressaltar que, por tratar-se de um procedimento que requer uma autorização “especial”, os usuários devem obter da ANAC uma aprovação para utilizar o procedimento.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

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