A 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz) realizou, no período de 5 a 16 de julho, um exercício de simulação construtiva, a Operação Lobo Guará X. A atividade é um treinamento sem tropa no terreno, apoiado por meios eletrônicos e cartográficos de simulação em jogo de guerra. A finalidade da operação foi o adestramento de seu estado-maior e de suas organizações militares diretamente subordinadas (OMDS) nos processos de tomada de decisão em um cenário de operações, possibilitando o aprofundamento doutrinário, o exercício da coordenação e a sincronização das ações de cada sistema operacional.
O exercício foi realizado em duas fases: a primeira, com a adaptação e treinamento dos operadores e dos controladores ao Sistema de Simulação e a segunda fase, com o jogo de guerra.
No início da manhã do dia 12 de julho, o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda realizou a abertura do Jogo de Guerra no 7º Centro de Telemática de Área (7º CTA). O Comandante da 3ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Marcus Alexandre Fernandes de Araujo, apresentou as manobras e as atividades do exercício.
Na selva
No período de 5 a 9 de julho, foi realizado pelo 1º Batalhão Logístico de Selva do Exército o Estágio de Atendimento de Saúde em Operações Militares (EASOp Mil), atividade voltada para militares do serviço da saúde da guarnição de Boa Vista.
Foram ministradas, na ocasião, instruções teóricas e práticas, capacitando os 52 participantes como operadores de apoio de saúde aptos a realizar a pronta intervenção e o resgate em ambiente operacional. Além disso, esses militares estão prontos para assessorar o estado-maior das organizações militares no planejamento do apoio de saúde em todas as fases do atendimento de feridos em uma operação militar.
O EASOp Mil tem a finalidade de atualizar os conhecimentos de atendimento pré-hospitalar (APH) em operações militares e capacitar os militares do Serviço de Saúde para desempenhar a função de socorrista de combate nos diversos níveis. Em apoio ao estágio, a ALA 7 (FAB) e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) realizaram instruções de primeiros-socorros e resgate de paciente, demonstrando técnicas de resgate operacional.
Core
Dando início ao ciclo de preparação e adestramento para a Operação CORE, a subunidade de força de atuação estratégica (SUFAE) do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) realizou, de 5 a 8 de julho, a Operação Aratú I, exercício que teve por finalidade adestrar os grupos de combate (GC) que irão integrar a Força Tarefa Itororó no Exercício combinado com a presença do Exército Norte Americano.
Durante a semana os militares realizaram progressão em área edificada, primeiros socorros, comunicações, orientação diurna, módulos de tiro básico e avançado, maneabilidade de GC e marchas para o combate de 12km e 16km.
A CORE/2021, acrônimo para a sigla “Combined Operations and Rotation Exercises” é um exercício executado por uma força-tarefa (FT) de valor batalhão da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), comandada pelo 5º BIL e terá a participação de uma subunidade do Exército dos Estados Unidos.
As informações são do Exército Brasileiro
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança