O Museu Militar do Comando Militar do Sul (CMS), localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, foi reinaugurado nesta quarta-feira, 7 de julho, depois de 14 meses em obras. A solenidade, com limitação de público e todos os protocolos de segurança sanitária, contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do Comandante Militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade.
Com o fechamento das portas devido às restrições impostas pela covid-19, o CMS iniciou, em maio de 2020, a revitalização completa do museu. Os trabalhos contemplaram a troca do telhado, a pintura do piso e das paredes internas e externas, a restauração de itens do acervo, a modernização e a abertura de novos ambientes, como o Espaço Educativo para crianças, e a inclusão de peças históricas como o Renault FT-17, primeiro blindado adquirido pelo Exército Brasileiro, há 100 anos.
Para facilitar a visitação e torná-la mais atrativa, o museu conta agora com um sistema de interatividade constituído de painéis e vídeos, por meio do qual o público pode ter acesso às informações do acervo e dos principais fatos históricos ocorridos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, área de abrangência do CMS.
Museu do CMS
O prédio que abriga o Museu do CMS foi construído em 1867 e sediou o Arsenal de Guerra da Província, instituição que supriu o Exército Brasileiro durante a Campanha da Tríplice Aliança. Já o Museu, foi aberto em 24 de maio de 1999. O acervo é composto por seis mil peças, como viaturas, armamentos e uniformes utilizados desde o período colonial, durante a ocupação do território sul brasileiro, até os dias atuais.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança