A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), prestou apoio à Prefeitura de Manaus (AM) na estruturação da 1ª Feira Flutuante do Brasil, que está abrigando os comerciantes da Feira da Manaus Moderna, atingida pela cheia do Rio Negro. A inauguração da feira ocorreu no dia 19 de maio.
A nova estrutura tem capacidade para 212 feirantes e 288 consumidores. A cidade de Manaus está vivendo a segunda maior cheia desde 1902. No dia 21 de maio, o rio atingiu a cota de 29,84 metros, 1,36 metros a mais em relação ao mês anterior.
A CFAOC orientou a Prefeitura na reclassificação da balsa, que serve de base para o empreendimento, para que fossem cumpridos os requisitos de segurança expressos na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) e nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).
Óleo do Mar
O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Mearim” e o Navio-Patrulha (NPa) “Babitonga”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (ComGptPatNavS) realizaram, no dia 18 de maio, Transferência de Óleo no Mar (TOM) nas proximidades da cidade de Rio Grande (RS).
A faina de TOM consiste no reabastecimento de um navio no mar, possibilitando o aumento da sua permanência (que é a capacidade de operar), continuamente, com independência e por longos períodos, em áreas distantes e de grandes dimensões.
A realização do exercício tem o propósito de adestrar as tripulações dos meios envolvidos, contribuindo para a manutenção de suas capacidades quanto ao apoio logístico, em especial, à patrulha naval e à salvaguarda da vida humana no mar.
Anfíbios
O Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, e o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga, embarcaram no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, nesta segunda-feira (24), para acompanhar o planejamento e os preparativos para o desembarque anfíbio, o momento mais aguardado das Operações “ADEREX-Anfíbia/Superfície 2021”. Nesta ação, todos os meios envolvidos nas operações serão empregados para realizar o desembarque de material, suprimentos e tropas na Praia de Itaoca, litoral do Espírito Santo.
O desembarque anfíbio ocorrerá no dia 25 de maio, considerado o “Dia D” das Operações “ADEREX-Anfíbia/Superfície”. Desde o início da comissão, adestramentos e exercícios de preparação foram realizados para aprimorar a capacidade operativa dos meios envolvidos.
A “ADEREX-Anfíbia/Superfície”, que ocorre entre os dias 20 e 28 de maio, tem o propósito de praticar exercícios visando ao adestramento dos meios no controle das embarcações que realizam movimento do navio para a terra, além de contribuir para o treinamento das tropas da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), incluindo elementos de Operações Especiais (Comandos Anfíbios) e militares do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC).
Exercício
No período entre 6 a 14 de maio, foi realizado o 4º e último Exercício no Terreno (ET) do Estágio de Qualificação Técnica em Guerra Anfíbia (E-QTe-GAnf) 2021. A instrução da Marinha foi conduzida pela Escola de Guerra Anfíbia do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). Neste ET foram realizados os seguintes exercícios: Movimento Navio Para Terra, Ações Iniciais, Ataque em Zona de Ação, Ataque Coordenado, Defesa Imediata, Ataque Sob Visibilidade Reduzida, Patrulha e Defensiva.
O exercício visou contribuir para a qualificação dos Segundos-Tenentes (FN) e Guardas-Marinha (FN), contribuindo para o aprendizado das funções de caráter operativo dos futuros Comandantes de Pelotão de Fuzileiros Navais e coroando o encerramento do E-QTe-GAnf 2021.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança