Entre os dias 3 e 14 de maio, o 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola), o 1° BI Mec (Es), realizou o estágio de atirador de reparo de metralhadora automatizada (REMAX) 2021. Na oportunidade, foram certificados 18 estagiários. O estágio foi finalizado no dia 14 de maio, com um exercício de tiro no Campo de Instrução de Gericinó.
Na atividade final, foram utilizadas seis viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6×6 Guarani. Os tiros foram realizados às distâncias de 100m, 500m e 800m, com os carros parados e em movimento. O exercício contou com a presença do Comandante do 1° BI Mec (Es), Coronel Rodrigo Tramontini Fernandes.
Blindados
No dia 6 de maio, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) passou pela inspeção de apronto operacional de sua Força de Prontidão. Durante a inspeção, foram realizadas a formatura geral do batalhão, a inspeção de pessoal e armamento, a verificação das viaturas e, por fim, a inspeção do apronto operacional da Força de Prontidão do 7º BIB.
Compareceram à unidade para a inspeção o Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), General de Divisão Hertz Pires do Nascimento; o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior; e oficiais do estado-maior da 3ª DE e 6ª Bda Inf Bld.
Batalhão Ferroviário
No período de 3 a 11 de maio, o 2° Batalhão Ferroviário do Exército conduziu, por meio do Centro de Instrução de Engenharia, o estágio de operação com explosivos. A atividade foi coordenada pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), com a participação de 22 militares de diversas organizações militares do Exército.
O estágio de operação com explosivos tem como objetivo capacitar oficiais e sargentos das Armas, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência para empregar técnicas, táticas e procedimentos para o reconhecimento e a identificação de ameaças explosivas em operações militares e para levantamento e destruição de engenhos falhados.
Ao longo do estágio, os alunos tiveram instruções teóricas e realizaram atividades no Campo de Instrução Cidade Rio Negro, em Araguari, para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
No dia 10 de maio, a Diretoria de Material (D Mat) do Exército iniciou os trabalhos para a aquisição de uma nova viatura blindada de Cavalaria. As atividades, que se estenderão até o dia 21 de maio, serão realizadas por uma Comissão Especial, que fará análises de requisitos técnicos e operacionais.
Os trabalhos foram abertos pelo Diretor de Material, General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, com a presença do Subcomandante Logístico, General de Divisão Paulo Roberto de Oliveira e demais oficiais-generais do Comando Logístico (COLOG). Na ocasião, o Diretor de Material ressaltou a importância de uma análise profunda das propostas apresentadas e da confecção de um relatório que possibilite uma tomada de decisão com acerto e oportunidade.
Comissão
A comissão é composta por integrantes do Estado-Maior do Exército (EME), do Comando Logístico (COLOG), do Comando de Operações Terrestres (COTER), da Secretaria de Economia e Finanças (SEF), da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT) e do Comando Militar do Sul (CMS) e terá o apoio de entidades civis especializadas em gestão de projetos complexos e engenharia de sistemas.
Durante o período das atividades, serão analisadas as respostas enviadas por empresas nacionais e estrangeiras para a consulta pública, comparando-as e ratificando ou retificando os dados para a próxima fase, de audiência pública.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança