A abertura das propostas da licitação para as obras civis e a montagem eletromecânica previstas no Plano de Aceleração do Caminho Crítico de Angra 3 acontecerá no dia 29 de junho, segundo informações da Eletronuclear. A postergação atende à solicitação de diversas empresas interessadas no certame, que alegam necessitar de mais tempo para a elaboração de suas propostas.
O prazo também permitirá que a Eletronuclear incorpore ao edital melhorias identificadas durante o processo e faça uma reavaliação do orçamento, tendo em vista o aumento real dos preços dos insumos para a construção civil, ocasionado, em parte, pela pandemia da covid-19.
Angra 1
Em abril, a Eletronuclear desconectou a usina nuclear Angra 1 do Sistema Interligado Nacional (SIN) para reabastecimento de combustível. Trata-se de uma parada programada, em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), com duração programada para 35 dias.
Durante esse período, o ONS despachou a energia de outras usinas do sistema interligado de forma a garantir um abastecimento seguro de energia elétrica para o país. Vale destacar que as paradas de reabastecimento ocorrem, aproximadamente, a cada 14 meses e são programadas com pelo menos um ano de antecedência, levando-se em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do SIN.
Nesta parada, além do reabastecimento de cerca de 1/3 do combustível nuclear, são realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas e também instalações de diversas modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada. No total, 2.904 tarefas foram programadas para o período. Para executá-las, a empresa contratou firmas nacionais e internacionais, disponibilizam aproximadamente 600 profissionais, sendo 30 estrangeiros, para atuar em conjunto com os técnicos da Eletronuclear.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança