O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, acompanhado de comitiva, esteve na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), ontem (10), onde ministrou a Aula Inaugural da Turma November/2021.
Dirigindo-se aos alunos, o Almirante Garnier destacou que, na Marinha do Brasil, a formação meritocrática vai da base ao topo de sua pirâmide e incentivou os futuros marinheiros a aperfeiçoarem-se cada vez mais, mantendo o fogo sagrado, o empenho e a dedicação. “Seja você um líder da sua geração, do seu grupo. Seja um exemplo!”, encorajou.
Na ocasião, o Comandante da Marinha ainda visitou algumas estruturas da EAMES, com destaque para aquelas utilizadas no processo de formação dos alunos, como: salas de aula, pátio interno, alojamentos, grêmio e rancho. Ele enalteceu o estado de conservação das instalações e a motivação da tripulação.
Operação
A Marinha, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio), participou nos dias 6 e 7 de maio de uma operação interagências, que contribuiu para o combate à pesca ilegal na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro.
A operação constituiu-se na retirada de estacas, ganchos e redes de pesca irregulares, executada após reunião no Ministério Público Federal, com participação da Unidade de Polícia Ambiental e das Guardas Marítima e Ambiental dos municípios adjacentes à Lagoa de Araruama (Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Arraial do Cabo).
A realização de operações desta natureza consolida a presença da Marinha na Região dos Lagos, além de fortalecer os laços de amizade entre a DelCFrio e demais órgãos, contribuindo para o exercício da pesca sustentável, a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana em águas interiores e prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança