A Marinha, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio), participou nos dias 6 e 7 de maio de uma operação interagências, que contribuiu para o combate à pesca ilegal na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro.
A operação constituiu-se na retirada de estacas, ganchos e redes de pesca irregulares, executada após reunião no Ministério Público Federal, com participação da Unidade de Polícia Ambiental e das Guardas Marítima e Ambiental dos municípios adjacentes à Lagoa de Araruama (Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Arraial do Cabo).
A realização de operações desta natureza consolida a presença da Marinha na Região dos Lagos, além de fortalecer os laços de amizade entre a DelCFrio e demais órgãos, contribuindo para o exercício da pesca sustentável, a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana em águas interiores e prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações.
Adestramento
O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, realizou, no período de 26 a 30 de abril, o Adestramento de Infiltração por Embarcação de Desembarque Pneumática (EDPn), no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia e no Centro de Avaliação do Exército.
Durante o exercício, os Comandos Anfíbios realizaram os seguintes adestramentos: Natação diurna e noturna com implemento; Entrada e Saída de Arrebentação; Operação de Motores de Popa, Escola de Embarcação e navegação e infiltração noturna. O evento contou com o efetivo de 86 militares, sem nenhum registro de incidente.
Visando à prevenção à proliferação da Covid-19, foram adotadas as medidas sanitárias dos protocolos em vigor.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança