Em 5 de maio, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) participou de seminário internacional conduzido pela Junta Interamericana de Defesa (JID/OEA) cujo tema foi “Lecciones Aprendidas en Desminado Humanitário” (Lições Aprendidas em Operações de Desminagem Humanitária).
O seminário teve o objetivo de contribuir para a melhoria da capacitação de instrutores e monitores do CCOPAB, que planejam, coordenam e conduzem, anualmente, o Estágio de Ação Contra Minas.
Durante a atividade, mereceu destaque a apresentação do Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e antigo Chefe da Missão de Assistência a Remoção de Minas na América Central (MARMINCA), General de Divisão Antonio César Alves Rocha, e do chefe do Grupo de Monitores Interamericanos na Colômbia (GMI-JID/OEA), Coronel de Engenharia Cleber Machado Arruda.
Estiveram presentes representantes de centros de treinamento, instituições acadêmicas civis e militares, organizações governamentais e não governamentais, dentre outros especialistas militares e civis.
Colômbia
Integrantes do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), o Major Cláudio Bispo, do Exército, e o Capitão-Tenente Gustavo Freitas, da Marinha, participaram de treinamento para aprimorar técnicas de desminagem, em Bogotá, na Colômbia. Como parte da instrução, foi apresentada a Técnica de Desminado Manual (TDM), que é a mais antiga e mais usada nas áreas de operações da Unidades de Desminado Humanitario (UDH).
O adestramento contribuiu para ampliar o conhecimento das normas nacionais e internacionais atuais que são seguidas pelas UDH, bem como visualizar os procedimentos operacionais adotados no terreno pelos desminadores. Esse adestramento ocorreu dias 14 e 15 de janeiro, na área de instrução do Cantón Caldas, na sede da Brigada de Desminado Humanitário em Bogotá.
O Major Cláudio Bispo relata que o adestramento foi fundamental para o aperfeiçoamento do GATI-CO. “É uma honra realizar adestramentos com militares da única Brigada de Desminagem Humanitária existente no mundo, pela capacidade operacional e conhecimento nas técnicas de desminagem que fazem em seus Batalhões”, sublinhou.
Cooperação bilateral
Criada em 2015, o GATI-CO visa a cooperação e assistência técnica na capacitação dos militares colombianos em operações de Desminagem Humanitária. Surgiu por meio de acordo bilateral entre a Junta Interamericana de Defesa (JID) e o Comando Geral das Forças Militares da República da Colômbia (CGFM). A principal missão do GATI-CO é o assessoramento técnico ao CGFM e a execução de cursos e treinamentos para capacitar os monitores nacionais a exercerem funções específicas junto às Unidades de Desminagem Humanitária que compõem o CGFM. Suas ações são balizadas por normas nacionais e internacionais que visam manter uma das exigências do Programa de Ação Integral Contra Minas na Colômbia (PAICMA-CO) que é a gestão de qualidade, por meio do monitoramento das atividades de desminagem.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança