Nos dias 26 e 27 de abril, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate (2º BE Cmb) do Exército realizou instruções sobre a ferramenta remota robô Teodor, em apoio à Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Cia DQBRN) do Comando de Operações Especiais (C Op Esp).
As instruções, ministradas pelo Destacamento Especial de Engenharia para Desativação de Artefatos Explosivos (Dst Esp E DAE) do 2º BE Cmb, tiveram como objetivo demonstrar as capacidades do robô em missões de desativação de explosivos, que são internacionalmente conhecidas como EOD (Explosive Ordnance Disposal), e suas possíveis aplicações em atividades de defesa química, biológica, radiológica e nuclear.
O equipamento possui diversos implementos com capacidade de detecção e identificação de agentes químicos e radiológicos, além de quatro câmeras de vídeo acopladas. Pode ser controlado de uma distância de até um quilômetro do local da operação, permitindo ao operador manusear objetos sem o risco de contaminação por qualquer tipo de agente.
Todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19 foram tomadas, como utilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento.
Artilharia
Entre os dias 22 e 28 de abril, o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC Sl) do Exército realizou o embarque de três obuseiros Oto Melara 105 mm para as brigadas desdobradas na região amazônica. Foram beneficiadas a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho (RO), a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM) e a 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira (AM). O objetivo do deslocamento do material é apoiar as respectivas organizações militares no contexto da primeira fase da Operação Amazônia 2021.
O transporte das peças de artilharia foi realizado com apoio da Força Aérea Brasileira e objetivou atender à demanda do Comando Militar da Amazônia, reforçando cada uma das brigadas com um elemento de apoio de fogo.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança