No último dia da Operação “Ágata”, 28 de abril, a Capitania dos Portos do Amapá, da Marinha do Brasil, realizou atividade de Inspeção Naval na embarcação “NM Ana Beatriz IV”, que navegava no Rio Amazonas com destino à Belém (PA). Durante a ação, em conjunto com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (DIAGRO) e Polícia Civil do Amapá, foram apreendidas duas sacolas com amostras de minérios sem identificação, três malas com celulares sem notas fiscais e, aproximadamente, 750 quilos de camarão.
A embarcação foi notificada pela Capitania, por não portar documentações originais a bordo, e conduzida até o Porto Municipal em Santana (AP) para retirada da carga. A Receita Federal foi acionada e apreendeu as três malas com celulares. A carga de amostra de minérios foi apreendida pela Polícia Civil e pelo Ibama; e os crustáceos, pela DIAGRO.
Bahia
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) intensificou, no dia 25 de abril, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de patrulhamento, na Baía de Todos-os-Santos (BTS). A operação teve a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador (SEDUR) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA), tendo como objetivo combater crimes ambientais, infrações à LESTA/RLESTA e a atividade irregular de turismo náutico por embarcações.
Os Agentes da SEDUR e a equipe da PMBA atuaram na fiscalização das embarcações com a finalidade de coibir a realização de eventos clandestinos e crimes ambientais.
Foram realizadas ações de presença em localidades que ficam no entorno da BTS e nos principais terminais de transporte de passageiros e turistas. A LAEP-7 “Stella Mares” e duas motos aquáticas da CPBA foram empregadas; além da lancha blindada “Carauna” e do Aviso de Patrulha “Dourado”, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste. Foram abordadas 35 embarcações, sendo 9 notificadas e 3 apreendidas. Adicionalmente, foram realizados testes de alcoolemia nos condutores de embarcações.
Por ocasião das abordagens, em proveito da Operação de Combate ao Lixo no Mar, os militares distribuíram sacolas plásticas biodegradáveis estampadas com a marca da Marinha e com a mensagem “Mar Limpo é Vida”, e instruíram as tripulações sobre a importância de descartar corretamente o lixo que é gerado a bordo das embarcações.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança