Militares do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte participaram (Esquadrão HU-41), no período de 21 a 25 de abril, de atividade, no contexto da Operação “Verde Brasil II”, com o objetivo de realizar ações repressivas contra delitos ambientais no Parque Nacional da Serra do Pardo e Estação Ecológica Terra do Meio, nos municípios de São Felix do Xingú (PA) e Altamira (PA).
A ação do Esquadrão HU-41 ocorreu em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e em conjunto com a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Força Nacional e Polícia Militar do Pará.
Durante a operação da qual participou o Esquadrão HU-41, foram reconhecidas 20.000 km² de área, mais de 40 hectares foram embargados, dois autos de infração lavrados, R$ 480.000 em multas aplicadas, apreendidas uma retroescavadeira e duas dragas e, ainda, confirmados por reconhecimento aéreo 52 pontos de desmatamento.
Combined Task Force
O próximo Comandante da Combined Task Force 151 (CTF-151), Contra-Almirante André Luiz Andrade Felix, acompanhado de comitiva, visitou a sede da Combined Maritime Forces (CMF), no Bahrein, entre os dias 11 e 13 de abril.
A visita incluiu reuniões operativas e administrativas com o Subcomandante da CMF, Comodoro Ed Ahlgren, da Marinha Real Britânica, e membros do seu Estado-Maior, e também com o Comodoro Abdul MUNIB, da Marinha do Paquistão, atual comandante da CTF-151, e seu Estado-Maior, que atualmente possui dois Oficiais da Marinha do Brasil (MB).
Na sede da CTF-151, a delegação brasileira recebeu um briefing detalhado sobre as atividades de combate à pirataria em andamento na Área de Operações da CMF. “Não houve nenhum incidente de pirataria em nossa área de operações no ano passado, o que é uma conquista significativa, pois a área de operações é muito grande”, declarou o atual Chefe do Estado-Maior da CTF-151, Capitão de Mar e Guerra ADNAN Laghari, da Marinha do Paquistão.
O Contra-Almirante Felix, por sua vez, afirmou ser uma grande oportunidade e também uma grande responsabilidade para o Brasil comandar esta Força-Tarefa multinacional pela primeira vez. “Sentimo-nos muito honrados por poder apoiar a CMF. Esperamos que seja uma experiência mutuamente gratificante e que possamos dar continuidade ao ótimo trabalho realizado na CTF-151 ao longo dos anos”.
O Paquistão assumiu, pela 9ª vez, o Comando da CTF-151 em dezembro de 2020 e deve passar para o Brasil em junho deste ano. Será a primeira vez que um país sul-americano receberá o Comando da CTF-151.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança