No período de 12 de abril a 16 de abril, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29° GAC AP) do Exército participou da Operação Humaitá, um exercício de adestramento dos Subsistemas de Artilharia com a utilização do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF), na cidade de Santa Maria (RS).
Durante a Operação Humaitá, foram realizadas missões de tiro simuladas, totalizando 3.237 disparos no terreno virtual, e executadas tarefas inerentes aos subsistemas de um Grupo de Artilharia de Campanha. O objetivo do exercício foi aprimorar o adestramento e aumentar a operacionalidade da organização militar. Esse modelo de adestramento tem, entre suas vantagens, a redução dos custos e a segurança da tropa.
Força de Prontidão
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) realizou o apronto operacional de sua Força de Prontidão (FORPRON) nas cidades de Boa Vista, Manaus e Humaitá (AM), no dia 14 de abril.
Destinada a atender às hipóteses de emprego em território nacional ou em situações de defesa externa, a FORPRON da 1ª Bda Inf Sl possui tropas de suas organizações militares diretamente subordinadas.
A 1ª Bda Inf Sl, de acordo com o Plano Estratégico do Exército 2020/2023, é uma das forças de emprego prioritário e tem por missão atuar com rapidez nas ações de defesa externa e garantia de lei e da ordem, constituindo-se como uma tropa adestrada e preparada para situações de pronto acionamento.
Para a realização das atividades foram adotadas todas as medidas de prevenção contra covid-19 preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Artilharia
No período de 29 de março a 8 de abril, os Grupos de Artilharia de Campanha do Comando Militar do Sudeste e da 5ª Divisão de Exército receberam adestramento no Estágio de Planejamento e Coordenação de Fogos (EPCF). Coordenado pelo Comando da Artilharia Divisionário da 5ª Divisão de Exército (AD/5), a atividade empregou cartas topográficas e o sistema informatizado “Comando e Controle em Combate”.
Na primeira etapa do estágio, o Comando da AD/5 empregou a plataforma do Portal do Preparo do Comando de Operações Terrestres para disponibilizar o material didático, nivelar o conhecimento dos participantes e apresentar a documentação que foi utilizada para o planejamento inicial dos Grupos de Artilharia de Campanha.
A segunda fase do EPCF foi caracterizada pela execução do Exercício Salomão da Rocha, no qual os Grupos de Artilharia de Campanha, inseridos em uma situação tática, empregaram seus meios para realizar o apoio de fogo à manobra estabelecida, buscando soluções doutrinárias para os problemas militares simulados que foram formulados pelo Comando da AD/5.
O EPCF adestrou os Grupos de Artilharia de Campanha nos trabalhos de planejamento e coordenação de fogos, empregando meios que permitiram acompanhar a evolução do combate, a fim de desenvolver a doutrina e capacitar as unidades para a transmissão do conhecimento adquirido no âmbito de suas respectivas Grandes Unidades.
Participaram do Estágio de Planejamento e Coordenação de Fogos os seguintes Grupos de Artilharia de Campanha da 5ª Divisão de Exército e do Comando Militar do Sudeste: 5º GAC AP (Curitiba-PR); 15º GAC AP (Lapa-PR); 26º GAC (Guarapuava-PR); 28º GAC (Criciúma-SC); 2º GAC L (Itu-SP); 12º GAC (Jundiaí-SP) e 20º GAC L (Barueri-SP)..
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança