O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, no dia 10 de abril, exercícios de Leap Frog e de Operações Aéreas com o Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) “Dixmude”, da Marinha Nacional da França, por ocasião do regresso do continente Africano, no encerramento da participação do Brasil no exercício multinacional “Obangame Express 2021”.
Durante o exercício de Leap Frog, os navios realizaram aproximação lateral e manutenção do posicionamento, adotando o mesmo rumo e velocidade. Em seguida, o helicóptero orgânico do PHA “Dixmude”, “Alquette III”, efetuou pouso e decolagem a bordo do NPaOc “Araguari”, bem como exercício de Pick-Up, com içamento de cargas leves no convoo do navio.
Os exercícios objetivaram incrementar o treinamento das equipes operativas de ambos os navios, além de elevar o nível de interoperabilidade entre a Marinha do Brasil e a Marinha Nacional da França, contribuindo para o aumento da segurança marítima do Atlântico Sul frente a ameaças como a pesca ilegal, o tráfico de entorpecentes e o contrabando.
Argentina
O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, Capitânia da Esquadra Brasileira, recebeu, em 11 de março, a visita do Comandante de Adestramento e Aprestamento da Armada Argentina, Contra-Almirante Juan Carlos Daniel Abbondanza, e do Diretor-Geral de Programas e Orçamento de Armamento, Contra-Almirante Marcelo Ricardo Flamini, com o objetivo de estreitar as relações entre as Marinhas.
A comitiva foi composta por outros três Oficiais argentinos, o Chefe de Projetos Submarinos da Diretoria-Geral de Material da Armada, Capitão de Mar e Guerra Daniel Eduardo Paz; o Adido Naval Argentino no Brasil, Capitão de Mar e Guerra Diogo Antonio Sanchez; e o Assessor Argentino do Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), Capitão de Mar e Guerra Daniel Francisco Finardi.
A delegação foi recebida a bordo do navio pelo Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Marcio Tadeu Francisco das Neves, que representou o Comandante em Chefe da Esquadra; e pelo Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, que conduziu a comitiva durante o período em que os Oficiais visitaram diversas organizações militares da Marinha. Na ocasião, o Comandante do navio apresentou as boas-vindas e percorreu as principais instalações do NAM “Atlântico”. A comitiva conheceu as capacidades do navio relacionadas às operações aéreas, operações anfíbias e o emprego em apoio a operações humanitárias e estreitou os laços profissionais que unem as duas Marinhas do Atlântico Sul. As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança